quinta-feira, 3 de outubro de 2019

A TECNOLOGIA É O “ENABLER” DA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS


Tenho participado de muitos eventos e discussões a respeito de Tecnologia, Era Digital etc.Por conta disso comecei a refletir sobre o que vem primeiro: o ovo ou a galinha. Para descrever o que estou pensando, preciso contar uma pequena história que se transformou em um aprendizado para mim.

No meio da década de 90 fui transferido pela Monsanto para os Estados Unidos como Diretor de RH. Entre outras posições eu ocupei a posição de Diretor de RH das áreas de Tecnologia da Monsanto, e um dos grupos que eu atendia era o R&D Corporativo da empresa nos USA. Este grupo era formado por aproximadamente 1100 Cientistas, cujas patentes registradas em nomes deles era cerca de 3 patentes para cada um.

Entre outras coisas, trabalhei com o inventor do COX2, na parte de Farma. O produto fruto desta tecnologia é o Celebra no Brasil e o Celebrex nos Estados Unidos. Basicamente um anti-inflamatório de última geração. No grupo Agrícola tive a responsabilidade de contratar o primeiro profissional de Genoma da Monsanto. Lembro bem até hoje que fomos buscar este profissional nos laboratórios do Governo Americano.

Este último grupo da área agrícola foi responsável por criar a biotecnologia aplicada a agricultura, que popularmente ficou conhecida como os transgênicos. Uma tecnologia que criou muita polêmica, mas que permitiu e permite a agricultura fazer avanços de produtividade jamais vista na humanidade. É possível com esta tecnologia ampliar a produção agrícola no mundo, em escalas jamais possíveis com a tecnologia tradicional.

Em meados desta década já falávamos de sequenciamento de DNA das plantas de forma corriqueira dentro da Monsanto. Os laboratórios estavam tão avançados que algumas vezes o próprio governo ou sistema judiciário recorria a Monsanto para fazer exames de DNA quando necessário em St. Louis.

Essas coisas produziram uma mudança cultural na empresa, e uma transformação na forma de pensar como eu jamais tinha visto. A conversa dos corredores era que o impossível era sim possível de ser alcançado. Trouxemos uma tecnologia da California que trabalha um conceito chamado “Breakthrough”, que tinha como base fundamental o olhar de mudança de paradigma. Havia até um filme famosos chamado “Change Paredigm” que se tornou um ícone dentro da empresa. Esta mudança causou um impacto gigante e uma transformação enorme de uma empresa conservadora do mddlewest americano, para uma empresa avançada em biotecnologia.

Para se ter uma ideia é possível com a transgenia sequenciar um gen de um pinheiro de área gelada e inocular numa planta de milho, e poder produzi-la em áreas geladas. Por este mesmo processo é possível fazer isso com uma planta de cactos e plantar o milho em áreas desérticas. Poderia falar muito mais do que esta tecnologia pode fazer e os benefícios para a produção de alimentos no mundo.

Qual foi para mim o aprendizado desta experiência com relação ao impacto da tecnologia na gestão da organização ou da mudança radical da forma da empresa fazer negócio, ou como as pessoas lidaram com isso e seguiram adiante?

Aprendi que a Tecnologia é apenas o “enabler” ou o aquilo que possibilita desenvolver soluções, que até então eram impossíveis. Exemplo: Os Cientistas buscavam fortemente encontrar meios de fazer avanços da produtividade agrícola nos laboratórios. Esse era o desafio principal. Quando apareceu a tecnologia de sequenciamento do DNA, eles conseguiram viabilizar através desta tecnologia algo que há muito tempo buscavam. Aumentar a produtividade agrícola de forma exponencial.

Em resumo, acredito que temos que ir além da tecnologia para pensarmos em quais temas precisamos encontrar soluções ou avançar mais rápidos neste século. Esta tem que ser a motivação e não a tecnologia per si. Esse foi o meu aprendizado trabalhando com os Cientistas. A tecnologia será sempre o facilitador para resolver problemas que antes não eram possíveis. Em todas as áreas da sociedade podemos nos beneficiar muito disso, se soubermos com clareza aquilo que buscamos. A tecnologia nunca será uma ameaça para o ser humano, e nunca o substituirá, porque ela existe para atender as necessidades humanas e não o inverso.

Um comentário:

  1. Muito obrigado, Westin pelo excelente e claro conteúdo. Na mesma época, testemunhei o efeito facilitador da tecnologia na reengenharia do Michael Hammer.

    ResponderExcluir