sexta-feira, 6 de setembro de 2019

DIVERSIDADE DE NEGÓCIOS E DE PESSOAS. O DESAFIO DESTE SÉCULO


O tema Diversidade parece que entrou para valer na pauta das empresas no Brasil. Este tema não é tão novo assim. Nos Estados Unidos, esta conversa já rola há mais de 20 ou 30 anos. Eles identificaram que a diversidade de pessoas resulta em diversidade de pensamento e isso agrega mais valor ao negócio. Se todos forem iguais, a resposta para os problemas e desafios será exatamente igual. Esta é a lógica deste assunto. Se olharmos também para a natureza, vamos notar que ela só parece exuberante quando a diversidade está presente. A sobrevivência do planeta depende dessa variante de forma ampla. Sejam as florestas, os oceanos, os animais e assim por diante. Esta composição diversificada faz com que o resultado seja o melhor possível para a humanidade e a sobrevivência do planeta.

Partindo deste princípio, comecei a refletir se isso também não seria crítico para os negócios. Ultimamente parece que o mundo está se resumindo à era digital, e que as empresas todas devem ser como Google, Apple, Amazon, Facebook, etc. Não estou falando da diversidade de atividades empresariais, que de alguma forma sempre existiu e continuará a existir.

Se voltarmos no tempo, há 100 ou 150 anos atrás, durante muitos anos a ênfase dos negócios era o setor agrícola. Depois veio a revolução industrial, no início do século passado, que por muitos anos dominou o cenário dos negócios. Mesmo neste período de ascensão do setor industrial, a agricultura continuou sendo uma atividade crítica para os negócios e para o mundo. Neste momento, as coisas caminham de forma acelerada para um mundo de negócios digitais, de serviços, muito voltado para a conveniência das pessoas. Vale lembrar que agricultura continua crítica, a indústria também continua importante, e fundamental na produção de bens para a sociedade.  

A impressão que temos é que muitos negócios desaparecerão, mas na verdade muito deles se transformarão ou serão feitos de formas diferentes, com o advento de novas tecnologia. Isso vale para agricultura, para a indústria, serviços, etc. O que parece trazer uma complexidade adicional é que tudo isso está acontecendo ao mesmo tempo. A agricultura está se transformando através da tecnologia, do ponto de vista de equipamentos, mas principalmente pela aplicação da biotecnologia. Embora seja um segmento tão tradicional, passa por uma transformação tecnológica gigante. No segmento da indústria ocorre o mesmo fenômeno e isso não é recente. Há quanto tempo a indústria automobilista utiliza a robótica nas suas linhas de produção? Possivelmente há 20 ou 30 anos. Isso vale para muitas outras empresas no segmento industrial. O que é diferente neste momento, e será cada vez mais, proveniente das facilidades da era digital, são os serviços em geral e a velocidade da transformação. Há um crescimento acelerado do segmento de negócios na área de serviços, como jamais tivemos oportunidade de experimentar. A tecnologia abriu um mundo novo, além do impacto que teve e tem nas áreas tradicionais de negócios. Em nenhum outro tempo da humanidade convivemos ao mesmo tempo com uma transformação que não é mais linear, mas ampla e irrestrita. A sequência da evolução dos negócios deixou de ser simples e direta, saindo do artesão, agricultura, indústria, para ser tudo transformado ao mesmo tempo. Esta heterogeneidade de negócios é fundamental para a evolução da humanidade. Não é só a diversidade sob o ponto de vista humano que ficou crítico e complexo, mas a própria multiplicidade de negócios. Neste caso, as organizações trouxeram uma maior complexidade e ambiguidade para a sociedade em geral.

O bom de tudo isso é que, assim como na natureza, a diversidade agrega valor e traz benefícios que não seriam possíveis de outra forma. No mundo nada se cria, tudo se transforma, e isso ainda continua valendo muito mais para os tempos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário