quarta-feira, 31 de julho de 2019



DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO VERSUS COACHING. QUAL É A DIFERENÇA?



Quando decidi em 2010 iniciar a Consultoria da Westin Desenvolvimento de Pessoas, procurei usar a minha experiência de 35 anos como Executivo de RH e de Negócios e dois anos como Diretor de Coaching Key Exec da Right Management, a serviço do desenvolvimento de profissionais. A melhor coisa que existe na profissão é fazer algo que esteja alinhado com o seu propósito de vida. No meu caso, foco em ajudar a desenvolver profissionais e executivos para que se tornem melhores líderes e pessoas.

Uma das reflexões que fiz na época, quando o assunto de Coaching se tornou muito popular, foi entender mais sobre este tema e o que eu gostaria de fazer como Consultor para me dedicar ao desenvolvimento executivo e gestão de pessoas. Por que optei por fazer Desenvolvimento Executivo e não Coaching propriamente dito, apesar de ter sido Diretor de Coaching Key Exec na Righ Management?

A razão fundamental é que o processo de Coaching, seguindo de forma bastante técnica o processo, trabalha apenas com o conteúdo do executivo. No processo de Desenvolvimento Executivo, tenho liberdade para trabalhar os dois conteúdos: o do executivo em questão, bem como o meu próprio. Com formação em Economia, Especialização em HR Strategic Management nos USA, MBA em RH na USP/FIA, mais de 40 anos em gestão(sendo 20 anos como Diretor de RH, 8 anos como Gestor de uma BU de Químicos) e dois assignments nos Estados Unidos, ficaria difícil não utilizar essa bagagem para ajudar o desenvolvimento de Executivos. Ficar limitado às técnicas de Coaching e ao conteúdo do Executivo, não me parecia o ideal para agregar valor aos profissionais.

Esta foi a razão principal da minha escolha ter sido por criar um processo de Desenvolvimento Executivo, e não seguir o processo de Coaching na consultoria. Ao longo de 8 anos desenvolvendo vários executivos dos mais variados níveis profissionais, noto que este processo da Westin tem sido reconhecido por focar fundamentalmente em agregar valor ao negócio, através do desenvolvimento de pessoas. Aliás, este sempre foi o meu foco: valorizar o ser humano sem perder de vista a sua relevância agregando para os negócios da empresa.

Outro aspecto diferente do Coaching para o processo da Westin, é que o nosso foco é absolutamente no desenvolvimento de executivos. A metodologia do Coaching permite a sua utilização em várias áreas como: profissional, vida, família, relacionamento, etc., o que não é o nosso caso.

Como é a metodologia do processo de Desenvolvimento Executivo na Westin? O processo de Desenvolvimento Executivo da Westin, é estruturado e organizado em várias etapas ou blocos de assuntos. O primeiro bloco é voltado para o alinhamento do processo com o executivo, e conhecimento e informações da sua trajetória profissional. O segundo bloco refere-se à fase dos assessments do executivo. Para este fim, vários instrumentos são utilizados, alguns conhecidos do mercado, e outros desenvolvidos pela própria Westin. O terceiro e último bloco, corresponde a fase do desenvolvimento propriamente dito. A depender das etapas anteriores, vários materiais e discussões são utilizados. Por exemplo, se ficar demonstrado que o executivo em questão precisa melhorar o seu Estilo de Liderança, além do assessment desta competência, outros materiais e apresentações (desenvolvidos com comprovação prática da sua eficiência e eficácia.) serão utilizados para ajudá-lo no seu desenvolvimento.

Em resumo, o processo de Desenvolvimento Executivo na Westin completa mais de 8 anos de utilização, e os feedbacks das empresas e dos executivos têm sido o nosso melhor retorno por este trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário