quarta-feira, 22 de julho de 2020

REFLEXÃO: O QUE FICA NO OFFICE E NO HOME OFFICE

Essa tem sido a grande questão neste momento. O que estão chamando do novo normal. Como todos também tenho pensado neste assunto. Pensei em muitas atividades que por sua natureza são feitas a distância. A minha maior fonte de inspiração é uma série na TV que trata sobre a corrida a lua, e as atividades dos astronautas. Tem atividade mais remota do que um astronauta no espaço? Como este trabalho é desenvolvido? Estas questões, me fizeram por analogia pensar neste novo momento que estamos passando. Qual será a nova forma de trabalho? O que faz sentido a partir das experiências que estamos vivendo? Devemos todos agora trabalhar em home office como muita gente tem falado?

Enfim todas essas situações me levaram a refletir sobre um modelo de trabalho que eu gostaria de compartilhar. Lembrando que a minha maior fonte de inspiração foram os astronautas. Não é possível desenvolver todo o trabalho de forma remota. Para que um astronauta vá numa missão espacial, ele tem que se preparar e treinar no que poderiamaos chamar do seu "office". Todo o desenvolvimento do trabalho, as inovações, treinamento e desenvolvimento é feito numa base, num local de operação. Por outro lado quando este mesmo astronauta segue na sua missão, toda a execução do seu trabalho é feita de forma remota, virtual, e bastante autônoma.

A partir desta ideia eu gostaria de propor para reflexão um novo modelo de trabalho para as organizações. Existem atividades que por sua natureza precisa ser realizado num local físico, como uma fábrica, uma armazém de distribuição, etc. Porém outras atividades também necessitam de um esforço coletivo para a sua realização. Áreas como inovação, desenvolvimento de negócios, treinamento e desenvolvimento mais específico ou tecnicos, engenharia, etc precisam muitas vezes também deste esforço ou participação coletiva. Por outro lado uma vez o trabalho, ou os produtos e serviços bem desenvolvidos, a sua execução pode ser realizada em muitos casos a distância, com uma acompanhamento remoto ou virtual. Claro que a depender do segmento do negócio, este modelo terá que ser ajustado para fazer sentido para a organização. Aqui não tem como ser um modelo único que se aplica as todas as empresas.

Como o exemplo dos astronautas, talvez este seja o modelo de trabalho do futuro. Parte do trabalho tem que ser desenvolvido num mesmo local, pela necessidades do esforço e da inteligência coletiva, porém muito da execução poderá ser feito a distância. Portanto em alguns momentos as pessoas precisarão estar juntas de forma eventual, e talvez na maior parte do tempo da execução poderão estar a distância. Acredito que este possa ser o que chamam do novo normal. Um "blend" de trabalho a distância, combinado em alguns momentos com um trabalho coletivo num mesmo lugar físico.

Como o título indica, é apenas uma reflexão, mas que pode resultar numa melhora de produtividade do trabalho, bem como em grandes reduções de custos e despesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário