quinta-feira, 23 de agosto de 2018

ONDE O NEGÓCIO FOR O RH VAI JUNTO


Vejo tantas teorias e conceitos sobre a evolução da gestão de pessoas que parece tratar-se de uma ciência espacial. Agora então com a tal da era digital, da indústria 4.0 e outras titulações, o assunto ganhou uma complexidade enorme. Está cheio de gurus no mundo escrevendo livros e mais livros a respeito disso. E claro, junto com o livro também é preciso a consultoria para entender do que se trata. Também tem o tal do VUCA, que agora todo mundo fala, mas de fato poucos sabem o que é. De tempos em tempos acontece isso. Alguém escreve uma nova ideia ou uma velha ideia com roupa de domingo, e todo mundo começa a reproduzir e reverberar o assunto.

A área de RH e os temas de liderança parecem exercer um fascínio nos autores de livros e gurus, para lançarem novos conceitos e, principalmente, para o exercício da futurologia. Nada contra, e acho até um bom exercício mental discutir a respeito de novas visões, até porque o mundo está sempre se transformando e evoluindo. A única coisa que me incomoda um pouco, é quando toda essa conversa de futurologia vem divorciada da conversa de negócios. Quando isso acontece, essa conversa vira apenas um exercício acadêmico, interessante, porém de pouco valor agregado ao mundo real. Pelo menos na minha visão...

Participo de algumas discussões, e apresentações na área de gestão de pessoas, e fico me perguntando: Se eu apresentar isso para um CEO, qual será a sua reação? Confesso que algumas vezes eu mesmo fiz essa avaliação. Em alguns casos eu acredito que o CEO enfartaria com tanto assunto teórico e acadêmico. Tudo bem, tem o seu valor as discussões acadêmicas e teóricas, mas no mundo empresarial, onde deve-se agregar valor e ter coisas práticas, fica difícil imaginar a adoção de muitas dessas ideias.

Quando falamos de gestão estratégica de pessoas, a primeira coisa que precisamos entender é a estratégia do negócio. Além disso, temos que traduzir e fazer a conexão dos temas de negócios para os processos de RH. Se queremos projetar a evolução da gestão de pessoas para o futuro, vamos ter que fazer primeiro um exercício para entendermos para onde estão indo os negócios. Quais são as demandas e os desafios do “business” para o futuro. A partir disso sim, podemos fazer um exercício de futurologia para identificar as mudanças e as necessidades em gestão de pessoas.

O fator humano é de fato cada vez mais crítico para o sucesso dos negócios. A lógica é simples, vivemos uma época de muita transformação e inovação, e essas coisas dependem fundamentalmente do talento humano, da criatividade, etc. As novas tecnologias, novas plataformas, etc. dependem mais do fator humano do que muitas vezes do capital investido. Como o impacto humano nos negócios é cada vez mais significativo, isso exige que a gestão de pessoas seja mais eficiente e produtiva para agregar valor ao negócio. E para que isso aconteça, o RH tem que estar cada vez mais preparado para entender a necessidade do negócio e desenvolver novas formas de fazer a gestão de pessoas para esta nova era. Por isso eu digo, onde o negócio for o RH vai junto....ou pelo menos deveria ir...




Nenhum comentário:

Postar um comentário