terça-feira, 3 de julho de 2018

CAPITALISMO INCONSCIENTE OU INCONSEQUENTE


De vez em quando me dá vontade de escrever sobre o ambiente macro que vivemos no Brasil e, porque não dizer, da América Latina. De alguma forma estes cenários têm a ver com a área que eu atuo, que é Gestão de Pessoas. Não consigo ficar imune de algumas coisas e reflexões que tenho vontade de comentar. Isso talvez fique mais forte por eu ter vivido e trabalhado duas vezes no Estados Unidos, onde poderíamos dizer que é o ícone do capitalismo neste planeta.

É triste ver como o capitalismo se desenvolve no Brasil, quando lemos todos os dias noticias nos jornais da corrupção envolvendo grandes empresários e os governantes do País. Não sei quem é pior, se são os maus empresários, que não têm ideologia do capitalismo e muito menos escrúpulos, ou os governantes que representam apenas os seus interesses pessoais, sem também nenhuma ideologia ou aptidão para a causa pública. São capitalistas inconscientes e inconsequentes da pior categoria, pois por alguns trocados, ou muitos trocados, vendem a alma para o diabo, em detrimento da nação inteira. Causam estragos gigantescos, quando a população não tem emprego, saúde, educação, segurança, moradia, etc. por conta de todo o dinheiro roubado. Sempre me pergunto se esta gente consegue dormir? Talvez sim, pois não são equipados de valores, ética e integridade inerentes ao cidadão honesto e de bem.

Este tipo de capitalismo reinante em nossa região, produz uma tremenda concentração de renda, tendo de um lado os ricos e abastados vivendo em casas cheia de muralhas e dirigindo os seus carros blindados, e do outro desafortunados que em sua grande maioria não tem quase nada para viver.  O capitalismo inconsciente constrói este tipo de ambiente que tende a ser cada vez pior no futuro, se não houver mudança de mentalidade. As ideologias de esquerda agradecem a este tipo de capitalismo, pois eles não precisam nem fazer força para prosperarem. A população desassistida e ignorada pelo mau capitalismo, busca nas ideologias de esquerda o refúgio para os seus infortúnios. Só que mesmo a ideologia de esquerda se perdeu neste mundo podre do capitalismo inconsciente, se corrompendo e agindo da mesma forma, defendendo interesses escusos alimentados pelos maus empresários. Há um certo desalento neste momento porque nenhuma das ideologias representa mais uma grande parte da população, que está frustrada com tanta corrupção e falta de investimentos sociais num País tão rico de recursos.

Precisamos encontrar um caminho novo, para construir um novo modelo democrático,  capitalista de verdade, ou seja, que promova a livre inciativa, onde todos têm oportunidade de melhorar de vida e que fundamentalmente não esqueça da sua responsabilidade social. Se continuarmos neste caminho do capitalismo inconsciente, correremos o risco de trilharmos no caminho do populismo que nos levará a ditaturas de direita ou esquerda, que se apresentarão como a solução para todos os males. Já vimos este filme no passado e ao redor do mundo. É só pesquisar na história para saber o que aconteceu. Está na hora dos bons empresários, capitalistas de verdade, assumirem o comando para construírem um País socialmente, politicamente e economicamente viável e saudável. Se as forças ideológicas de esquerda se juntarem a este movimento, não como oposição radical, mas como agregador de uma visão social desta nova sociedade, creio que poderá ser o caminho da construção de um novo futuro. Existem exemplos de economias e de capitalismo no mundo, onde o social caminha junto com o desenvolvimento econômico, onde a sociedade pode ser próspera e as pessoas tratadas com dignidade e verdadeiras sócias deste empreendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário