sexta-feira, 29 de junho de 2018

NÃO EXISTE ALMOÇO GRATIS - O QUE AS EMPRESAS ESPERAM DOS COLABORADORES


Vejo muitos artigos e matérias nos últimos tempos falando sobre que a empresa deve fazer para agradar os colaboradores. O ambiente físico tem que ser um verdadeiro clube de recreação, as pessoas podem vir trajadas de calça jeans e tênis para se sentirem em casa. Os líderes têm que buscar agradar e dar propósito e significado para todos, e o ambiente tem que ser inclusivo e alinhado com a diversidade, etc. Acho tudo isso importante e válido, mas vejo poucas pessoas falando sobre o que a empresa espera em troca dos colaboradores. Não existe nada de graça nesta vida. Se as empresas oferecem essas condições para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e confortável, é porque acreditam que isso vai alavancar mais performance e resultados na outra ponta.

A competição neste mundo global, especialmente na era digital, é feroz e cruel. Uma inovação transformadora pode fazer um negócio desparecer da noite para o dia. A velocidade com que as coisas acontecem em todos os campos é enorme. A pressão para resultados de curto prazo é muito maior, porque os acionistas sabem que não dá para esperar muito tempo para colher os frutos dos investimentos. O risco de ficar pelo caminho é muito grande. Tudo isso influencia para que os colaboradores contribuam cada vez mais.

Então o que as empresas esperam dos colaboradores? iniciaria dizendo que o fundamental é o foco que todos devem ter e trabalhar para garantir o resultado do negócio. É fácil falar disso, mas na prática é complicado porque o resultado depende de um conjunto de ações e pessoas para ser alcançado: Desenvolver as competências no sentido mais amplo possível, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista comportamental. Alinhamento com a estratégia, objetivos e metas definidas de forma que todos saibam exatamente o que precisam fazer para contribuir neste sentido. Como vivemos na era digital inovar e buscar soluções tecnológicas ou plataformas se tornou uma necessidade crítica. Vivemos na era da conveniência. Os clientes querem ter acesso a seus produtos da forma mais rápida e eficiente possível. Assim como nós, que já não queremos mais ir a uma agência bancária. Em todos os campos, a tecnologia e as plataformas que estão sendo criadas visam agilizar e trazer mais eficiência. Isso vale para dentro e para fora da empresa. Todos querem estar antenados na tecnologia, não como um fim em si só, mas no sentido de prover rapidez e eficiência, principalmente para os clientes. Isso traz um desafio para todos os colaboradores, que é manter-se atualizado e desenvolvendo-se em tempo integral.

Para que uma organização alcance os seus objetivos, há necessidade de todos trabalharem de forma integrada e em times. Até porque, muitas vezes não há necessidade de todos estarem na mesma localidade. Vantagem que temos hoje em função da tecnologia. Podemos trabalhar de qualquer lugar. Ter as competências e o espirito de trabalhar em time é fundamental. Vivemos num mundo de muita ambiguidade e incertezas de tal forma que, juntas as pessoas produzem muito mais do que isoladamente. A carreira irá se desenvolver de forma diferente do que no passado, e irá exigir das pessoas várias experimentações e capacidade de inovar para poderem crescer.

Como as organizações tendem a serem mais horizontalizadas, e os líderes terem uma função maior de facilitadores e não controladores, as empresas esperam que os colaboradores tenham iniciativa própria e que atuem de forma ética, profissional e íntegra. A reputação das pessoas e das organizações são os maiores ativos que elas têm, e para isso precisam trabalhar dentro do “compliance” para terem sucesso e progredirem.

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