segunda-feira, 18 de setembro de 2017

QUAL É A DEFINIÇÃO DO LÍDER DO FUTURO?


Muitos palpites atualmente procuram descrever as atribuições, as competências e as características do líder do futuro, mas na realidade são apenas suposições. Além disso muita coisa escrita a este respeito está contaminada com os conceitos e os princípios da era industrial. Vale lembrar que esta era se caracterizava por processos repetitivos e em geral praticado num mesmo local físico de trabalho. Dá para imaginar a aplicação dos conceitos de liderança deste período no momento que vivemos e que iremos viver de forma mais intensa no que chamamos de era digital ou biológica. Nem sabemos se este conceito de liderança que conhecemos hoje, existirá no futuro. Certamente nas organizações tradicionais, ou mais conservadoras isso poderá funcionar dessa maneira, mas uma grande parte dos negócios são e serão cada vez mais elaborados de formas muito diferentes do que conhecemos.

A cultura das organizações está mudando de forma muito rápida, buscando uma efetividade maior para os desafios de negócios que se apresentam agora e num futuro breve. Com esta mudança, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o seu modelo de governança que traz um desafio e uma complexidade enorme.

Muitas pessoas imaginam que as empresas de alta tecnologia funcionam de uma forma mais liberal e menos hierárquica. Não é verdade. Conheço empresas que operam nestes segmentos e são muito estruturadas, e com níveis de decisões e hierarquias bem definidas e bastante rígidas. Nem sempre a autonomia imaginada e sonhada existe na prática nessas empresas. A forma sim mudou muito, até porque as lideranças em muitas dessas empresas não estão no mesmo lugar físico. Pode estar em qualquer parte do mundo. Isso traz um conceito totalmente novo que é exercer uma liderança produtiva de forma remota, sem necessariamente estar fisicamente próximo. O acesso e a conexão viabilizado pela tecnologia, permite esta facilidade.

Para liderar uma equipe remota e bastante diversa em todos os aspectos é preciso um estilo e um perfil de liderança muito diferente do que conhecemos até hoje.  São competências, comportamentos, estratégias, e gestão muito mais complexas que requerem não só um perfil diferente do líder, mas também dos próprios colaboradores, que num certo sentido precisam se auto liderar.

O que se sabe é que a medida que os negócios evoluem e se transformam, toda a cultura e modelo de gestão tem que acompanhar para poder entregar os resultados esperados. Não há como pensar que existe um modelo de liderança padrão que possa atender todas organizações. Cada empresa terá que encontrar o melhor estilo de forma de liderança que faça sentido para a sua atividade. Até porque ele será único e em permanente transformação. Toda literatura escrita e falada em matéria de liderança, é muito útil como aprendizado, fonte de inspiração, mas a verdade é que daqui para frente cada organização terá que desenhar e definir o modelo de liderança que seja mais adequado e produtivo para o seu negócio.

Por outro lado, as pessoas terão que se preparar para serem líderes “camaleões” para atenderem as necessidades de cada empresa, onde exercerão este papel. A referência da função da liderança será algo construído ao longo da jornada, sem modelos predeterminados e muito mais flexíveis. Trata-se apenas de uma suposição, porque também me questiono o que vem pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário