quinta-feira, 5 de outubro de 2017

SÓ SEI QUE NADA SEI....


Acho que esta é uma frase bastante apropriada e atual para os dias que vivemos e muito mais para o futuro que vem pela frente. Foi o tempo que todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos, servia como um escudo protetor e nos dava algum conforto para enfrentar o futuro.

As crianças que hoje começam a estudar terão profissões que não se consegue imaginar. Ninguém mesmo, nem pais, nem professores, nem especialistas em carreira, conseguem projetar ou imaginar que profissões existirão daqui a alguns anos. Sem estarmos preparados para lidarmos com essas incertezas, vive-se uma aflição diante do despreparo com a complexidade, ambiguidade e vulnerabilidade deste novo cenário que se descortina.

Sempre fui uma pessoa focada no planejamento. De tanto trabalhar em empresas americanas, acaba-se aprendendo a planejar para tudo o que se quer fazer. É uma forma de trazer o futuro para o presente, antes que de fato ele aconteça. Quando começo a refletir sobre um futuro que ninguém sabe como será, fico pensando como as pessoas poderão, daqui pra frente, lidar com o planejamento. Se não sabemos exatamente como será este futuro, como podermos traze-lo para o presente através do planejamento?

Tudo isso me leva a pensar que muitas coisas que estamos ainda discutindo em matéria de gestão, liderança e cultura nas organizações, tem muito a ver com o passado. Vamos ter que criar novos paradigmas de pensamento para nos prepararmos para lidar com um futuro desconhecido. Quanto mais conscientes em todos os campos estivermos, mais fácil será aprendermos com rapidez e dentro de uma nova dinâmica de acontecimentos. Talvez tenhamos que buscar aprendizados para as organizações em áreas ainda pouco exploradas, como na física quântica, energia, biologia e ciências em geral, etc.

Um fato é concreto: a melhor forma de lidar com toda está transformação é através da educação, da maneira mais ampla possível. Mesmo neste campo, vamos ter que nos acostumar a aprender mais com o futuro do que com o passado. Aprender mais com o desconhecido do que com o conhecido. E entender que, só sei que nada sei, é a melhor forma de assimilar e construir o futuro....e olha que alguém disse isso há muitos séculos passados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário