sexta-feira, 25 de agosto de 2017

TECNOLOGIA A VILÃ DOS EMPREGOS REPETITIVOS


Não é de hoje que a tecnologia vem sendo a grande vilã na eliminação de funções nas empresas. Basta olhar o que aconteceu na indústria automobilística nos últimos 30 anos. A robótica tomou conta das linhas de produção, e onde se usavam pessoas para fazer soldas, pinturas, etc., foi tudo substituído por essas máquinas. Na minha opinião, foi muito bom, pois os robôs fazem este trabalho com mais qualidade e precisão, além de preservarem a saúde do trabalhador. Solda e pintura são áreas de insalubridade nestes tipos de operações. A introdução de robôs em linhas de produção repetitivas nos sinalizavam o que iria acontecer no mundo do trabalho. O que não se sabia é que a velocidade seria tão grande, como vem acontecendo. Tudo o que for repetitivo será substituído por máquinas. E isso é muito desafiador pois o grande volume de emprego da era industrial, foi criado tendo por base o trabalho em processos repetitivos.

Como o mundo não para, a própria sociedade começou a demandar das empresas produtos e serviços que pudessem aumentar a velocidade e a conveniência para as pessoas. Alguns produtos foram marcantes nessa transformação que o mundo está passando. Eu particularmente citaria três deles: O primeiro, o advento do computador pessoal. Quem poderia imaginar que aquelas grandes máquinas de processamento de dados se transformariam em pequenas máquinas dominadas pelas pessoas. Os PCs abriram um caminho enorme para muitas tecnologias que temos hoje e que, com certeza, virão no futuro. Algo parecido com o que aconteceu com o surgimento da energia elétrica. Quantas coisas foram criadas depois de energia elétrica? Não foi somente a luz elétrica, mas uma infinidade de outros produtos que conhecemos. O segundo produto que, na minha opinião também é um marco dessa transformação tecnológica, foi o telefone celular. Assim como a energia, num primeiro momento se imaginava o celular apenas como algo facilitador da comunicação, se comparado com o telefone fixo. Hoje praticamente podemos acessar tudo o que existe do ponto de vista de plataforma de produtos e serviços através do celular. Exemplo marcante neste sentido é o acesso às contas bancárias, mapas, guias de trânsito, check in de passagens aéreas, etc. Não há limite para o uso deste equipamento. Há quem diga que o celular irá substituir o cartão de crédito, e outras coisas que hoje fazemos, de diferentes formas.

O terceiro produto que revolucionou a sua utilização desde a sua invenção, foi a televisão. Começou com uma caixa enorme cheia de válvulas, em preto e branco, e hoje é mais fina que um quadro de parede. Sem falar o conteúdo, que se pode acessar através deste equipamento de várias formas, além de poder ser utilizada como um monitor de informações, e uma centena de outras serventias. A cada dia se descobre uma nova utilidade para a televisão, já podendo ser usada de forma interativa.

Estes três exemplos nos mostram o que aconteceu com a tecnologia num espaço muito pequeno de tempo. Estamos falando de algo em torno de 30 a 50 anos. O que do ponto de vista da humanidade não é nada. Sem falar dos avanços na área da robótica, que hoje é utilizada também largamente na área de saúde com excelentes resultados. Nesta área o mundo ainda vai ver coisas que ninguém nem imaginaria. É só uma questão de tempo...

Todo este progresso da tecnologia, que é extremamente importante para o avanço da humanidade, traz junto um grande desafio. Como permitir que a tecnologia avance, permitindo que as pessoas se preparem para terem outros trabalhos, sem que seja uma aniquiladora de empregos? Este temor é muito grande. O risco no futuro é se ter um grande contingente de pessoas que são analfabetos tecnológicos. Esta situação poderá se agravar bastante considerando que as populações no mundo estão envelhecendo rapidamente, e podem não conseguir acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas.

O mundo não pode pensar só nos benefícios da tecnologia do ponto de vista econômico financeiro, sem considerar que em última análise o mais importante é o benefício para o ser humano, incluindo novas formas de emprego e trabalho. O grande desafio social para as organizações e para os governantes será conciliar o avanço da tecnologia com a preservação das oportunidades de trabalho para todos e não somente para uma elite tecnológica. Responsabilidade social passará necessariamente por este tema, para dar sustentabilidade ao progresso da humanidade. Pelo menos, é o que eu espero que aconteça….


Nenhum comentário:

Postar um comentário