quinta-feira, 1 de junho de 2017

QUER SER INOVADOR? OLHE E OUÇA TUDO AO SEU REDOR


Não percebemos, mas as respostas para a inovação ou para a criatividade estão à nossa volta. Isso mesmo... Uma das principais características das pessoas inovadoras, é estar antenada em tudo. Percebem necessidades que a maioria das pessoas não conseguem enxergar. Qualquer coisa ou situação é motivo de inspiração para que elas busquem uma solução, um produto novo ou um serviço.

Historicamente todas as grandes invenções surgiram exatamente da mesma forma. A lamparina gerou a lâmpada, a carruagem gerou o automóvel, o mesmo acontecendo com a eletricidade, o rádio, o telefone, a televisão e um mundo de coisas. A inovação provoca a transformação dos hábitos e dos comportamentos de uma maneira muito forte. É só observarmos o que aconteceu nos últimos 20 ou 30 anos com o advento do telefone celular, ou dos computadores pessoais. Não havia uma necessidade declarada por essas coisas, mas bastou alguém identificar o benefício delas e hoje não nos imaginamos viver sem estes produtos. O conceito do telefone já existia, o conceito da transmissão sem fio no radio e na TV também já existiam. Faltava apenas o Observador/Inovador dessas coisas juntar esses conceitos e criar um novo e revolucionário produto chamado: telefone celular.

A sensação que se tem é que, para inovar, a pessoa precisa ser muito criativa, genial, quando na verdade a maior virtude que ela precisa ter é ser um observador da vida, das coisas que já existem e “voilá”!! É assim que os grandes inventos são idealizados, e depois obviamente com o tempo aperfeiçoados e melhorados. A partir de uma necessidade ou de um desejo, pode surgir do nada coisas maravilhosas para melhorar a vida humana.

Essa é outra característica importante da Inovação. Ela tem que produzir algo que vá melhorar a vida humana, através dos benefícios que produz para as pessoas. A tecnologia que temos hoje ajuda de forma exponencial para que outras coisas inovadoras possam surgir e trazer estes benefícios desejados. Um bom exemplo disso foi a evolução dos computadores de mainframe - que precisavam ser operados por especialistas em tecnologia da informação - para os computadores pessoais, que podem ser operados por qualquer pessoa. Hoje qualquer indivíduo que não sabe usar uma ferramenta como essa é considerada “analfabeta tecnológica”. As inovações trouxeram a possibilidade da conexão de todas essas maquinas em rede, que conhecemos por internet.

Dá para imaginar os benefícios que estas novidades, e especificamente a internet, trouxeram para a humanidade? Quantas coisas foram possíveis de realizar a partir dessas mudanças tecnológicas e que agora evoluem para as inovações digitais! É um passo adiante no aperfeiçoamento, que trará muitos benefícios para as pessoas em todos os campos da atividade humana.

Vivemos um tempo em que os avanços tecnológicos fruto dessas descobertas, estão se desenvolvendo de forma exponencial, na solução e criação de outras coisas mais revolucionárias. É só olharmos o que aconteceu nos últimos anos no sistema bancário. Praticamente não há necessidade alguma de se ir a uma agência bancária nos dias de hoje. Só algumas pequenas coisas precisam ser resolvidas de forma presencial, tudo o mais pode ser feito de forma digital via internet.

Estamos em plena era da Inovação em todos os campos. Na área de saúde, os avanços que ocorreram nos últimos anos também cresceram exponencialmente. Poder sequenciar um DNA de um ser humano ou de uma planta através do uso de tecnologia, trouxe avanços e benefícios para a humanidade, que ainda não conseguimos mensurar.

É muito interessante notar que os jovens de hoje, parecem vir com um chip da Inovação embutido. São perspicazes por excelência, e muito atentos a criar produtos e serviços que possam contribuir para o bem-estar das pessoas. Querem trilhar o caminho das descobertas, e não os caminhos já percorridos ao longo dos anos. E o melhor, não precisam ser gênios para fazerem isso, mas observadores e empreendedores que têm a inovação como DNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário