quarta-feira, 7 de junho de 2017

QUERO MUDAR DE TRABALHO: O QUE EU PRECISO FAZER?


Quem já não se fez essa pergunta? Quase todos os dias alguém me aborda perguntando sobre isso ou expressando que não está feliz no seu trabalho, ou que deseja mudar de emprego, ou mudar de profissão. Esta inquietação obviamente é mais comum no pessoal mais jovem, que tem um desejo de crescer rapidamente na carreira e alcançar posições de maior relevância dentro da organização. Nada errado ter ambição e desejo de crescer, mas precisa fazer isso de forma sólida e construtiva. As pessoas escolhem o seu trabalho basicamente por três razões: Por necessidade, por carreira ou por vocação. A decisão de querer buscar um novo trabalho, de certa maneira, também passa por esses três pilares.

As vezes o indivíduo busca a mudança de atividade ou de emprego porque precisa ganhar mais e não vê perspectiva no trabalho ou na empresa atual. É uma razão justa e válida, tendo em vista que todo mundo tem o desejo de melhorar na vida, ou mesmo ter ganhos que permitam, no mínimo, pagar as contas no final do mês. A verdade é que a medida que vamos crescendo, outros compromissos aparecem como a constituição de uma família, nascimento de filhos, etc., que geram maiores gastos e, por consequência, a necessidade de aumentar a renda.

Outras vezes as pessoas sentem a necessidade de mudar de emprego ou de função por motivos de melhoria de carreira. É comum, depois de algum tempo, a sensação de que não está mais se desenvolvendo ou progredindo naquela atividade ou naquela organização, e começa o desejo de mudar. Nos tempos de hoje, que tudo muda muito rápido, os jovens têm uma preocupação grande em se desenvolver rapidamente, pois sabem que a sua empregabilidade vai depender do seu preparo e aumento de competência. Se a pessoa está numa empresa ou num trabalho onde não tem mais desafio, ou percebe que a sua carreira está estagnada, é muito válido pensar em mudança. A acomodação numa ocupação ou numa empresa, pode custar caro no longo prazo. O indivíduo vai ficando tão desatualizado que quando se dá conta disso, já é tarde. O mundo é competitivo, e para acompanhar esta competição a pessoa deve estar sempre se desenvolvendo e se atualizando.

Se a pessoa estiver numa empresa onde está tendo desenvolvimento, e crescimento de carreira, deve procurar investir mais no seu trabalho nesta empresa. Há uma sensação especialmente nos mais jovens, que para melhorar de vida tem que mudar de emprego. Isso ocorre sim, quando a empresa não está cuidando bem dos seus talentos. Existem empresas que são muito bem gerenciadas e que oferecem crescimento profissional para as pessoas talentosas. Neste caso não há necessidade de buscar algo fora, até porque, mudar de empresa oferece oportunidade e riscos.

Por último e não menos importante, falarei do caso da pessoa que teve a felicidade e a oportunidade de escolher o seu trabalho por vocação. Ela gosta tanto do que faz que a sua atividade não representa “trabalho” no conceito de sacrifício, mas quase um passatempo prazeroso. É muito fácil perceber um indivíduo que trabalha por vocação, especialmente em atividade voltadas para o público, como um professor, garçom, ou profissional da saúde. Quando a pessoa escolheu a profissão ou trabalho dessa maneira, deve se assegurar de que onde está trabalhando ofereça a oportunidade para exercer plenamente essa sua “vocação”. Se a empresa não possibilita este ambiente de trabalho, é plausível que a pessoa busque outra organização para ter mais oportunidades e realizações.

Em todas essas situações, a mudança de trabalho ou de emprego deve ser feita de forma racional, refletindo os prós e contras e comparando a circunstância atual com o cenário futuro. Tem muita gente que toma esse tipo de decisão de forma emocional, porque se aborreceu com um chefe ou com algum episódio dentro da empresa, e o risco é tomar uma decisão precipitada e se arrepender depois. Muita calma nessa hora, especialmente nos momentos de crise, onde existe uma escassez de oportunidades de trabalho. Para quem não nasceu em berço de ouro, o maior patrimônio é o seu trabalho, pois este será o gerador dos bens materiais, das realizações profissionais e pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário