quarta-feira, 24 de maio de 2017

CORAGEM E RESILIÊNCIA: PORQUE PRECISAMOS DELAS?


Estamos vivendo momentos bastante conturbados no Brasil. A instabilidade Política está contaminando de forma perversa a Economia e isso resulta em recessão, desemprego e falta de perspectiva para o futuro. Todos os dias alguém me pergunta se já estou percebendo uma melhora na economia e nos negócios. Sinceramente, respondo sempre que sim, e se não está melhorando, pelo menos parou de piorar. No fundo nem eu mesmo sei se parou de piorar, mas pelo menos tento passar alguma esperança de dias melhores para as pessoas.

Fico pensando nos milhares de indivíduos que trabalham nas organizações Odebrecht, JBS, e outras envolvidas nestes escândalos de corrupção. São pessoas comuns, honestas, que dependem do seu trabalho para viver. Não foram elas as causadoras do que está acontecendo. Foram os seus dirigentes que fizeram isso: destruíram o orgulho dessas pessoas de serem parte destas organizações. São pais de família que dependem deste emprego para viver e pagar as suas contas.

Fico imaginando o trabalho que os Líderes dessas organizações estão tendo para manter o clima sob controle e motivar as pessoas a continuarem produzindo e trabalhando normalmente. Com certeza as áreas de Recursos Humanos estão se desdobrando para ajudar as lideranças e os próprios colaboradores para manterem o foco, e seguir adiante.

Existem momentos na vida, como este que estamos retratando, que requer das pessoas Coragem e muita Resiliência. Isso vale para todos nós que estamos sofrendo com as más noticias e também com a economia, como também para todos os colaboradores dessas organizações. Precisamos de Coragem para enfrentar todos os desafios que a vida nos apresenta. Essa é uma característica das pessoas vencedoras. Em nada nos ajuda ficar sofrendo, nos acovardando em vez de enfrentarmos o que temos que fazer para continuar ou mudar o estado das coisas. Não há milagre. Cada um tendo arrojo para fazer a sua parte, a somatória de todos, é que fará a diferença. Não é só no momento das crises que precisamos desta habilidade. É necessário ter este sentimento ou este comportamento todos os dias das nossas vidas, pois em maior ou menor grau de dificuldade, sempre teremos grandes desafios para enfrentar.

Enquanto a coragem nos leva para frente, para enfrentarmos os desafios, os problemas, e seguirmos adiante, precisamos na outra ponta da Resiliência para suportarmos essas dificuldades. Esta é qualidade de aguentar o tranco mesmo nos momentos em que muitas vezes não vemos uma solução clara no horizonte. Não podemos nos desesperar ou perder o controle quando não encontramos de imediato uma solução para os nossos problemas. Muitas vezes as provações se estendem mais do que desejamos. É como se estivéssemos numa corrida de maratona. Começa relativamente bem, mas a medida que o tempo e a distância vão passando o apuro vai aumentando. Quando se chega próximos dos 25 ou 30 Km da corrida, o cérebro começa a querer desistir antes do corpo. O percurso só será cumprido por aqueles que obviamente, além do arrojo, possuem dentro de si a resiliência para superar todas as adversidades de uma corrida de longa distância.

Com coragem, e resiliência é sim possível superar momentos de grandes dificuldades e chegar ao resultado almejado. É disso que precisamos neste momento. Não será a primeira e nem a ultima vez que precisaremos desta combinação de habilidades para chegarmos aos nossos propósitos com sucesso. A alternativa oposta não resolve os nossos problemas e muito menos nos ajuda a alcançar os nossos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário