sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO É O GPS DO COLABORADOR


Cada vez mais é fundamental a pessoa entender a cultura da organização onde trabalha para poder navegar na direção correta. Parece algo relativamente simples, porém não é, pois envolve valores, regras e o jeito como as coisas são feitas. Toda organização social tem o seu jeito próprio de fazer as coisas. Pode ser uma País, uma empresa, uma escola, um clube, ou mesmo uma família.  Se recordarmos do nosso tempo de escola, acontecia o mesmo. Em algumas escolas onde estudamos, a adaptação foi mais fácil do que em outras. O ambiente de uma organização reproduz a somatória dos seus valores, missão, regras, etc., que exige que as pessoas se alinhem a eles. Quanto maior o alinhamento entre a pessoa e a organização onde ela está inserida, maior será o seu engajamento.

Este talvez seja um dos maiores desafios para as organizações e para os indivíduos.  As empresas em geral, refletem os valores e princípios dos seus proprietários, ou dos seus dirigentes. Nas grandes empresas é comum a publicação da sua Visão, Missão, Valores, Princípios, Compromissos, etc. Elas publicam e informam a todos os seus colaboradores para que eles saibam que é isto que a empresa espera de todos os envolvidos no seu negócio. A expectativa é que todas as pessoas que fazem parte daquele negócio, respeitem e se comportem dentro dos padrões esperados pela empresa. Hoje, mais do que nunca, isso tornou-se crítico, por conta do que conhecemos como “Compliance”, que significa a aderência às regras da empresa com relação a ética no trabalho e respeito as leis.

Quanto mais o colaborador entender esta “cultura” organizacional, mais fácil será transitar dentro da organização e fazer as coisas corretas do ponto de vista da empresa. Parece simples quando falamos, mas muitas pessoas têm dificuldade de entender a cultura organizacional e conseguir se comportar dentro dela. Muitos profissionais acabam perdendo o seu emprego por absoluta falta de alinhamento com a cultura da empresa. A pessoa quer fazer muitas coisas à sua maneira, e isto pode ir de encontro às regras da organização.  Para ter sucesso nas organizações é preciso entender o funcionamento, a sua cultura, o seu modus operandi, e quando isso acontece, a chance de a pessoa ter sucesso, aumenta de forma exponencial.

Não basta saber O QUE fazer, mas principalmente saber COMO fazer. Isso pode ser a diferença entre um profissional ser ou não bem sucedido. A organização percebe quando um indivíduo faz o seu trabalho bem feito e de acordo com as regras da empresa. Isso faz com que um profissional seja melhor avaliado do que o outro e tenha mais sucesso na sua carreira. Quando isso não ocorre as chances de o profissional ser demitido é muito grande, pois reflete no comportamento a falta de engajamento da pessoa com a organização.

O engajamento de um profissional na organização passa por dois vetores críticos com relação ao ambiente de trabalho. O primeiro é o Compromisso Racional. O indivíduo consegue avaliar a organização e percebe o potencial de crescimento dos negócios e as perspectivas futuras. Busca dar o melhor de si para que a empresa tenha cada vez mais bons resultados e sucesso. O segundo vetor crítico é o Compromisso Emocional. Este sim tem a ver com a forma como a pessoa é tratada e querida na empresa, mas principalmente como os seus Valores e Princípios estão alinhados com o da organização. Quando estes dois elementos estão presentes, há uma simbiose da pessoa com a empresa e vice versa, gerando um engajamento de ambos os lados. O resultado é uma parceria de sucesso entre a pessoa e a organização, pois há um alinhamento virtuoso com a cultura existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário