quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O DESAFIO DO EMPREGO E TRABALHO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS


O emprego, como nós conhecemos atualmente, é algo relativamente recente, embora a sensação é que isso exista desde sempre. A relação de capital e trabalho que conhecemos foi fortalecida a partir do advento da revolução industrial no século passado. O famoso filme “Tempos Modernos” do Charles Chaplin retrata de uma forma irônica o trabalho repetitivo dos empregos na indústria. A grande demanda de emprego na indústria ocorreu basicamente pela organização do trabalho em forma de processo contínuo, em que cada parte desse processo tem que ser realizado por alguém ou por uma equipe. De uma forma geral, estes trabalhos eram e são realizados de forma repetitiva, na maior parte do tempo.

Este modelo durou fortemente até a década de 60/70. A partir daí, com a introdução da informática, dos computadores e da robótica, pouco a pouco o emprego na industria foi sendo substituído por outras tecnologias. Este momento ficou conhecido como era da informação ou do conhecimento, que segundo especialistas, durou até o início do ano 2000. Nesta década houve uma redução significativa do emprego na indústria, com ganhos muito grandes de produtividade. Até porque o mundo, com a globalização, passou a competir mundialmente, e para ser competitivo a indústria precisava se adequar a esta nova realidade.

Muitos empregos neste momento, se deslocaram para áreas de serviços, tendo em vista as novas demandas do Mercado. A partir de 2010, com o desenvolvimento de novas tecnologias, entramos na era digital. Muitos serviços agora são realizados através das plataformas na internet, e com isso, gradativamente, demandando menos mão de obra para a sua realização. Um bom exemplo são os Bancos. Hoje basicamente se pode fazer tudo via internet, gerando muito pouca necessidade de uma pessoa ir à agência para ser atendido. Cada vez mais vamos presenciar um avanço na prestação de serviços realizados via internet, sem necessidade da presença humana para ser realizado. Muitas compras podem ser feitas através de várias plataformas de varejo, sem necessidade alguma da pessoa ir a uma loja. Estamos apenas no começo da era digital. Ainda virão muitas coisas pela frente.

Quando analisamos estes cenários que estamos vivendo, e analisamos a situação do emprego como tradicionalmente conhecemos, temos grandes dificuldades de imaginar o que acontecerá no futuro. O setor industrial cada vez mais emprega menos pessoas. Uma boa parte dessas pessoas estão sendo absorvidas em setores da era digital, ou em novas atividades que estão sendo criadas e que não existiam antes. O conceito de carreira que conhecíamos vai ter que ser totalmente repensado e redesenhado dentro desta nova perspectiva. Na indústria, além de haver menos ofertas de emprego, observa-se (dados apresentados recentemente numa pesquisa da AON com o Valor nas Melhores Empresas em Gestão de Pessoas) que na faixa acima de 50 anos, existe em média, menos de 10% do total de empregados. Como os dados mostram que a população está envelhecendo e terá uma longevidade maior, no futuro próximo teremos um desafio muito grande em relação a emprego ou mesmo no planejamento da carreira. Para complicar um pouco mais, em virtude da maior longevidade, o governo necessitará aumentar a idade para as pessoas se aposentarem, para poder ajustar os gastos públicos nesta área. Ou seja, as pessoas terão que trabalhar mais para terem direito no futuro a uma aposentadoria pelo INSS.

Quando juntamos todas essas peças e analisamos estes cenários da evolução dos negócios, das mudanças tecnológicas, do aumento da longevidade e da redução significativa do emprego como conhecemos, torna-se urgente a necessidade de repensar este modelo das relações do trabalho. Conheço muitos jovens que estão na faixa de 30 anos que não conseguiram se encaixar nem no modelo tradicional de emprego e nem no novo modelo. Acabaram sendo pegos nesta indefinição de qual caminho seguir. Até porque, os próprios pais têm dificuldade em orientar os seus filhos, de como se preparar para estes novos desafios.

É muito provável que o emprego como conhecemos seja cada vez mais escasso, mas isto não significa que haverá diminuição de trabalho. Com certeza a forma do trabalho está sendo totalmente mudada, e mudará ainda mais para o futuro. Isto trará um desafio para as atuais e futuras gerações, de como empregarão o seu potencial de trabalho. Como desenhar uma carreira para o futuro? Como se preparar para ter atividade por toda vida? São questões cruciais para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário