sexta-feira, 16 de setembro de 2016

QUAL É O SEU PODER DE INFLUÊNCIA E PERSUASÃO?

Vivemos sob o domínio da negociação em tempo integral, tanto na vida pessoal como profissional. Cada vez mais nos é exigido a capacidade de negociação, de convencimento, de flexibilidade, de relacionamento, nunca vivido por outras gerações. A Liberdade e a democracia trazem dentro da sua própria definição, essas características, mas para isso as pessoas precisam estar muito bem preparadas. Tomemos como exemplo a vida pessoal de um casal. A negociação deve ser praticada todos os dias, especialmente com os filhos. A autoridade imposta foi substituída pelo diálogo, que obviamente se mostrou muito mais eficiente e eficaz no processo educacional.

Sou do tempo em que um Professor na escola, tinha autoridade para se impor perante os alunos, de forma monocrática, sem que ninguém se atravesse a discutir ou debater com ele. A disciplina dos alunos era seguida à risca em virtude da autoridade formal do professor. Hoje se um professor não tiver jogo de cintura, e alta capacidade de diálogo com os seus alunos, possivelmente não conseguirá ter resultado numa sala de aula. Em alguns casos, especialmente em escolas públicas, vemos até uma radicalização de alunos, que não respeitam os mestres. Por sorte estes casos são exceções, mas demonstram o contexto que vivemos nos dias de hoje.

Na vida profissional a situação ainda é mais complexa. Hoje é comum, especialmente nas grandes empresas, a pessoa ter mais de um líder. Um é o chefe administrativo, o outro é o funcional, o outro é do projeto, e assim por diante. Também é comum nas empresas, o profissional ser destacado para liderar um projeto, porém ele não tem nenhuma autoridade formal sobre aquelas pessoas que farão parte do time. Quem já passou por isso sabe o quanto difícil é fazer as coisas acontecerem apenas utilizando as competências técnicas e pessoais, para convencer as pessoas.

Todos estes exemplos nos levam a refletir sobre a importância da capacidade de influenciarmos as pessoas, bem como sermos também influenciados. É por esta razão que as empresas hoje se preocupam muito em avaliar e desenvolver os comportamentos, tanto quanto as suas competências. O indivíduo que tem baixo poder de influência, certamente será muito mais liderado por outros do que liderará, seja na vida pessoal ou profissional. É possível desenvolver o poder da influência, desenvolvendo a capacidade de simpatia, empatia, negociação, relacionamento, e etc. Cada vez mais está sendo exigido das pessoas essas características. Talvez até por isso as profissionais mulheres estão se desenvolvendo mais rápido do que os homens. A natureza delas é mais propícia para estas condutas do que a dos homens. Os homens em geral são mais educados para serem “assertivos”, e se não cuidarem, o que é assertividade passa a ser autoritarismo. As mulheres são mais direcionadas para o diálogo, para a conversa e argumentação. Essas características estão favorecendo as mulheres em várias áreas do desenvolvimento humano.

A pergunta que fica no ar é a seguinte: Como poderei persuadir outras pessoas se eu não desenvolver a minha capacidade de influenciar e ser influenciado? Na minha visão é impossível. Eu preciso desenvolver este e outros atributos pessoais para que eu possa persuadir as pessoas. Uma característica importante neste cenário é a Empatia. A capacidade de se colocar no lugar do outro. Um exemplo prático desta situação: Eu sou Líder de um projeto internacional, onde participam várias pessoas, mas eu não tenho autoridade formal sobre nenhuma delas. Este projeto requer muita dedicação, esforço e tempo, para que os resultados sejam alcançados, bem como o trabalho em time. A única forma de fazer esta equipe trabalhar bem, é criar um ambiente onde todos influenciam e são influenciados, e que seja possível ter um bom nível de competência, empatia, e relacionamento permitindo persuadi-los em uma determinada direção.

Influência e persuasão são competências chave para se ter sucesso na vida pessoal e profissional nos tempos de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário