quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O SUCESSO É 1% DE INSPIRAÇÃO E 99% DE TRANSPIRAÇÃO


Quando comecei a minha carreira em Recursos Humanos, eu tinha um chefe que costumava repetir a frase: o sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Se você quer ter sucesso, precisa ralar bastante, trabalhar muito e as coisas acabam acontecendo. Muita gente acha que precisa ter sorte na vida, mas eu acredito que, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho.... A inspiração é importante. Saber escolher um bom trabalho, uma carreira promissora, identificar oportunidades onde ninguém viu, tudo isso é muito importante. Entretanto, nada acontece se não tiver essa inspiração e não correr atrás para realizá-las. As coisas que se deseja, sonha, acredita, só se realizam se forem colocadas na prática ou executadas.

Muitas vezes fico preocupado com os modelos que passamos para os jovens sobre sucesso na vida. Um ídolo do esporte que é bem jovem e que demostra sinais claros de riqueza, leva muitos jovens a acreditarem que é muito fácil, ter sucesso e ganhar muito dinheiro. Passa a ideia de que não precisa muito esforço ou persistência para chegar lá e que é meramente uma questão de sorte para as coisas acontecerem. A realidade da vida é bem diferente dessa. Há sim exceções, com pessoas extremamente talentosas em áreas de muita visibilidade, como o esporte e as artes, e que têm um sucesso meteórico. Esses casos, ao contrário do que muita gente pensa, são exceções à regra. A grande maioria das pessoas, mesmo nessas áreas de muita visibilidade, sucumbem pelo caminho.

Para os seres humanos normais como você e eu, o caminho é da batalha, da dedicação, do desenvolvimento, para conquistar um lugar ao sol. É enfrentar as dificuldades, se superando a cada dia e conquistando, pouco a pouco, o espaço profissional que deseja. No começo da carreira, geralmente é mais difícil para o jovem conseguir focar e seguir adiante. Muitas vezes não tem a experiência exigida, ou o preparo para as oportunidades que aparecem. Também é comum nesta fase perder um pouco o foco, na busca de fazer algo que se deseja e que se sinta realizado. Comumente costuma estar no caminho certo, mas acaba desistindo antes do tempo. Como se diz popularmente, a mente desiste antes do corpo. O sucesso profissional depende em boa dose da persistência para superar as fases difíceis, que aparecem. Neste momento, a transpiração ajuda muito mais do que a própria inspiração. Passada esta fase, as coisas ficam mais fáceis para seguir adiante.

Em cada etapa da vida pessoal e profissional existirão momentos difíceis que vão requerer algum esforço extra, mais dedicação para que as coisas voltem ao seu curso normal. A beleza de tudo isso é que são oportunidades para as pessoas exercerem a sua experiência, competência e o comportamento adequado para cada situação. No momento atual, a transpiração está ganhando da inspiração. A conjuntura difícil obriga todos a terem um cuidado extra para não esmorecer. Quem está empregado tem que cuidar bem do seu emprego, trabalhando duro, mantendo um bom desempenho, para assegurar que a empresa continue tendo resultados positivos. Aqueles que tiveram a infelicidade de perder o emprego, por alguma razão que foge do seu controle, também têm que correr atrás das novas oportunidades, estejam elas onde estiverem. Portanto não tem tempo fácil e tão pouco difícil se encararmos tudo isso como parte da vida. A persistência e a resiliência são as maiores armas que temos para superarmos os desafios que a vida nos apresenta. Algumas vezes estes desafios são mais de ordem profissional, outras vezes de ordem pessoal. Esta combinação de inspiração com transpiração é que nos ajuda a encontrar o caminho e a saída para os problemas. É ilusão imaginar que só com inspiração conseguiremos resolver as coisas. Seria muito fácil... A grande verdade é que, se consultarmos as pessoas que superaram e tiveram êxito enfrentando os seus desafios, certamente falarão que tiveram mais transpiração do que inspiração, e o que importa é que encontraram uma saída e tiveram sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário