quinta-feira, 8 de setembro de 2016

QUAL É O SEU LIMITE PARA ATINGIR O SUCESSO?


O que é sucesso para cada um de nós, seja na vida pessoal ou profissional? Tenho um amigo que usa uma expressão que acho muito boa. Diz ele: “ o mais importante na vida não é onde a pessoa chegou, mas de onde ela veio”. Para mim faz todo sentido. O progresso tem que ser medido de alguma forma, pelo sucesso que a pessoa alcançou ao longo da sua trajetória, seja na vida pessoal ou profissional.

Refletir as etapas da nossa vida a respeito disso, creio que seja muito saudável e ajuda as pessoas a manterem a sanidade mental. Conheço pessoas que não têm limite para se sentirem realizados nas suas conquistas. Vivem sempre querendo mais, e nunca se acham felizes. É quase um processo neurótico, como se fosse um vício. Vale dizer que não quero aqui limitar e nem julgar a ambição de cada um. Li em algum lugar desses da vida que a fórmula para a felicidade é a seguinte: Felicidade= Realidade – Expectativa. Ou seja, se a realidade for maior que a expectativa, o resultado é positivo. Por outro lado, se a expectativa for maior que a realidade, o resultado será negativo, e levará a uma frustração.

Se adotarmos este conceito como verdadeiro, poderemos alinhar mais a nossa ambição, e por consequência encarar a expectativa de uma forma mais realista. Além disso, sucesso é uma palavra muito ampla. Para cada pessoa tem um significado diferente e não dá para padronizar. Depende muito do que cada um valoriza, busca ou ambiciona na vida. Existem pessoas que são mais materialistas, outras mais espiritualistas, mais naturalistas e assim por diante.

Também na minha visão, há uma armadilha muito grande, que leva as pessoas a serem muito infelizes, traduzida num ditado popular que é: “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Aqueles que ficam se comparando com os outros o tempo todo, querendo ter os mesmos bens ou regalias, na verdade se iludem achando que isso os deixará feliz, quando na realidade, isso não acontece. O que para alguns pode fazer sentido, para outros gera um vazio, porque os significados da aquisição são diferentes para um e outro. A felicidade da conquista e da realização é muito pessoal e particularizada. Na verdade, é ótimo que seja assim, pois isso permite que cada pessoa, a seu modo e dentro dos seus limites, possa ser feliz.

Na vida profissional também acontece muito esta discussão do que é ter sucesso, e se realizar profissionalmente. Quando eu entrevistava jovens talentosos e muito ambiciosos e os perguntava aonde gostariam de chegar, a resposta era quase sempre a mesma: “ Quero ser o Presidente da empresa”. Obviamente que muitos respondiam isso sem convicção, mas apenas para mostrar que tinham ambição. No fundo, uma grande bobagem, até porque poucos chegarão a competir e ser de fato o Presidente da empresa. Muitas são as variáveis na vida para alavancar estas posições profissionais. Poucas pessoas que conheci tinham de fato a competência, a ambição e o desejo para chegar lá. O preço do sucesso na carreira, muitas vezes é mais alto do que imaginam. É o ônus versus o bônus. Só vale a pena correr atrás de uma posição como esta, se houver um conjunto de fatores, profissionais e pessoais que estejam realmente alinhados, e que façam a pessoa feliz.

Tem muita gente carreirista na vida profissional, que quer subir na vida a qualquer preço. Vale tudo para alcançar os seus objetivos. O problema é que depois percebem que todo o “pseudo sucesso” obtido, não vale a pena. Não as fez mais feliz ou realizada. Portanto a meu ver, na vida profissional, cada pessoa deve definir com clareza o que a fará feliz, através das suas conquistas, independentemente de onde poderá chegar. Para cada um o sucesso profissional tem sentido muito próprio e especifico. O que vale para um não necessariamente vale para o outro. É isso que faz essa vida ser interessante e especial.

Então qual é limite para o sucesso? Será que tem um limite? Talvez não, até porque este limite será diferente para cada um de nós. Entretanto, um fato é verdadeiro: sucesso é ser feliz. Só vale a pena ou faz realmente sentido quando nos sentimos plenamente realizados. Cada pessoa deve encontrar dentro sua ambição e possibilidade, qual é o seu limite para atingir a felicidade plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário