quinta-feira, 18 de agosto de 2016

SERÁ QUE É POSSIVEL TER ENGAJAMENTO SEM UMA CULTURA FORTE?

Hoje a pergunta que está na agenda dos gestores, CEOs, Presidentes e donos de empresa é: como engajar mais as pessoas na organização? Todos sabem que pessoas mais engajadas são mais produtivas, mais focadas no negócio, e mais dedicadas no trabalho. O desafio é como criar um ambiente de trabalho onde os indivíduos se comportem como verdadeiros “donos do negócio”. Não é facil mas é possível, e não tão complicado como aparentemente parece ser.

Se analisarmos as organizações milenares como as religiosas (seja qual for o credo), os militares, ou outras que perduram ao longo dos séculos, perceberemos um ponto comum a todas: uma cultura forte. Nenhuma organização sobrevive ao tempo se não tiver os seus valores e os seus princípios muito bem definidos e praticados pelos seus integrantes. É ou não é verdade?
O que une as pessoas e o que as fazem superar todas as dificuldades numa organização, é o seu alinhamento com os valores e princípios. Pode acontecer o que for, mas é isso que direciona as pessoas, e elas juntas praticam o que as une e que as tornam cada vez mais forte. O Nizan Guanaes fez um comentário recentemente num Congresso de RH, que tem tudo a ver com isso. Ele dizia: “ o que ajudou a acabar com o Império Romano, não foram as guerras, mas sim o Cristianismo”. “Como um império pode lutar contra pessoas que eram comidas por leões, por fidelidade aos seus valores e princípios”. Isto foi tão forte que perdura até os tempos de hoje. Claro que outros fatores e disputas também colaboraram para a derrocada do Império Romano.

No caso específico da religião Católica, e tomando esta religião apenas como exemplo, o fato de Jesus Cristo ter 12 discípulos que junto com ele propagavam os valores e os princípios da religião, fizeram com que rapidamente a religião católica se propagasse e se firmasse como uma “Cultura” forte, tanto no Oriente como no mundo Ocidental. E naquela época não havia internet, facebook, e todas as modernidades que existem hoje, disponíveis para a comunicação.

O fato é que uma organização, seja qual for, que deseja se perpetuar e ter os seus membros engajados, precisa ter uma “Cultura Forte” e essa só acontece se houver engajamento das pessoas com os valores e princípios da organização. Isso não ocorre de uma forma imposta, mas através do convencimento de que os valores e os princípios das pessoas têm alinhamento com os valores e os princípios da dita organização. Até do ponto de vista negativo isso funciona, como a Máfia, e outras organizações criminosas que existem. Por isso é tão difícil combatê-las pois as pessoas que a ela pertencem, compartilham dos mesmos valores e princípios que estas defendem, sejam positivos ou negativos.

Se a empresa quer de fato ter as pessoas engajadas no seu negócio, precisa fazer com que os Líderes sejam os portadores das mensagens e das ações relativas aos valores e princípios da cultura da organização. Neste caso vale muito mais o “comportamento e a ação” do que apenas as palavras, a propaganda, e os quadros de avisos etc. Está cheio de empresas por aí, que têm nas suas paredes quadros pendurados com palavras de ordem dos fundadores, valores e princípios, etc., porém não funcionam. Não funcionam porque os seus Líderes não praticam o que falam. É o famoso “Walking the Talking”. Ou seja, o que eu de fato o que eu falo é o que pratico. Por analogia, é o mesmo que acontece na casa das pessoas. Se os pais falarem de uma forma e se comportarem de outra, certamente os filhos não irão se comportar pelo o que ouviram, mas sim pelo o que viram. Todas as organizações funcionam exatamente da mesma forma.

Resumindo, não é possível haver engajamento adequado numa organização cuja cultura é mediana ou fraca. Quando uma empresa publica a sua visão, valores e princípios, todos têm que praticar para perpetuar o jeito de ser da organização. É isso que diferencia as empresas que conseguem engajar as pessoas, e que em geral, são muito bem sucedidos nos seus negócios.

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