quarta-feira, 10 de agosto de 2016

COMO EU ME PREPARO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

Uma entrevista de emprego tem muitas variáveis envolvidas, e cada entrevista é única. Cada empresa foca e enfatiza determinadas áreas, além disso é um processo subjetivo que envolve pessoas pelo lado da organização, e candidatos em busca de uma oportunidade do outro. É uma avaliação que envolve muita técnica, critérios lógicos e racionais, mas também aspectos pessoais como empatia, química, comportamentos, afinidades e etc. Por essas razões é muito difícil definir um padrão que possa valer para todos e para todas as situações. De qualquer forma tentarei explicar como geralmente este processo funciona, e quais são os critérios mais comuns utilizados neste processo. Conhecer esses detalhes pode ajudar muito um potencial candidato a se preparar melhor e se sentir mais seguro. Muitas vezes na minha vida profissional fui questionado pelas pessoas de como deveriam se comportar numa entrevista. A minha resposta era: Seja você mesmo. Nada supera a autenticidade neste processo. Não é possível interpretar um “personagem” achando que vai ter sucesso. Até porque, lembre-se que os entrevistadores profissionais fazem isso o tempo todo, e percebem com muita facilidade quando um candidato está tentando demonstrar algo que não corresponde à sua pessoa.

ENTENDENDO O PROCESSO SELETIVO
Basicamente este processo envolve 8 etapas: A primeira é definição do cargo ou função a ser preenchida. Na sequência é a preparação das informações e as respectivas aprovações. A etapa seguinte é relativa às fontes que serão usadas para buscar candidato. Em seguida são definidos os critérios e os processos de avaliação dos candidatos. Continuando o processo, os concorrentes são recrutados e identificados. Candidatos passam pelo processo de entrevista e avaliação. Candidato é selecionado e aprovado pelos contratantes. Por último é preparada a oferta de trabalho e apresentada ao aspirante selecionado. Como podemos ver entre a aprovação de uma vaga até a contratação propriamente dita, são várias fases e cada uma com a suas características e complexidades.

O PROCESSO DE ENTREVISTA
O principal objetivo da entrevista é predizer, com maior probabilidade, um bom desempenho no trabalho. Para isso, busca-se no passado do candidato evidências de como agiu em situações críticas ou desestruturadas. Utiliza-se de avaliação dos comportamentos passados para prever comportamentos futuros. Busca-se exemplos específicos. Avalia-se o que de fato o candidato fez e não o que faria em determinada situação. Que resultados obteve. Cada empresa em geral, tem um critério para conduzir o processo de entrevista, bem como define as Competências e os Comportamentos fundamentais que serão avaliados.

PASSO A PASSO DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Análise do Currículo – Este é o ponto de partida de qualquer processo de seleção. O contratante fará uma análise cuidadosa do Currículo dos candidatos e procurará fazer uma triagem, daqueles que apresentam as melhores qualificações para a função. Por isso chamo o CV – conhecido como Curriculum Vitae, de “Catálogo de Venda”, pois se não despertar interesse no “Comprador”, nada acontecerá.

Postura na Entrevista – A forma como o candidato se comunica na entrevista é crítico para o sucesso do processo. Portanto além de estar muito bem preparado o candidato deve procurar manter a calma, e gerenciar a ansiedade. O controle emocional é importante para demonstrar segurança e autocontrole. Esta situação é particularmente difícil para as pessoas que estão desempregadas e necessitando muito de um emprego. O selecionado deve ter sensibilidade para entender isso.

Respondendo as Perguntas – Lembre que o contratante está buscando o melhor candidato para a função. Portanto este é um processo de “venda”. Entenda com clareza o que está sendo perguntado, e procure responder de forma objetiva e assertiva. Muitas pessoas, por conta da ansiedade, começam a falar sem parar, e não existe nada mais irritante para o contratante do que uma pessoa que fala sem respirar. Isso drena energia do contratante e não gera empatia. Portanto responda de forma clara, objetiva e sucinta. Também não economize demais ou seja lacônico, pois isso pode demonstrar falta de profundidade ou energia para comunicar-se.

Assuntos Relevantes – Num processo seletivo o contratante está interessado em saber os resultados práticos e o que o potencial candidato agregou de valor nas suas funções anteriores. Portanto foque as suas respostas nas realizações, nas metas alcançadas e nos resultados produzidos para as empresas onde trabalhou. Quem quer contratá-lo tem a expectativa de contratar alguém que irá agregar valor ao seu negócio e gerar mais resultados. Não perca tempo com descritivos de atividades que não agregam nada.

Autenticidade - É muito importante na entrevista que a pessoas seja ela mesma, e não tente demonstrar algo que não corresponda a ela. Isso não cola, e é facilmente percebido por um selecionador experiente. Quanto mais autêntica e sincera for a pessoa, ajudará a construir uma imagem de ética e integridade.

Informações do Contratante – Em preparação para a entrevista é fundamental que a pessoa se antecipe buscando informações a respeito da empresa contratante. Até para saber se é uma organização que a pessoa gostaria de trabalhar e fazer a sua carreira. Durante a entrevista e tendo oportunidade, demonstre que conhece a empresa contratante e formule perguntas adequadas, e ou esclarecedoras para a função que está concorrendo. As organizações apreciam candidatos que demonstram ter pesquisado a seu respeito e que vêm preparado para a entrevista, para fazer perguntas interessantes a respeito do seu negócio. Geralmente não é bem visto quando o contratante pergunta ao candidato se tem alguma pergunta, e o mesmo responde negativamente. A impressão que passa é despreparo ou desinteresse pelos negócios da contratante ou mesmo da oportunidade de trabalho. Demonstre garra e interesse pela proposta apresentada. Candidato bom, tem “sangue nos olhos” e “faca na boca”....

Resumo do Processo – Num processo seletivo alguns temas são os mais relevantes como segue:

- Background Educacional
- Experiência de Trabalho (Conhecimentos Específicos)
- Competências e Habilidades demonstradas
- Resultados e Metas Alcançadas
- Atitudes, Comportamentos e Caráter
- Outras atividades extra-curriculares ou familiares

Em geral são estes elementos que serão chave na escolha do melhor candidato para a posição em questão. Este resumo não esgota este tema, mas ficam aí algumas dicas críticas que podem ajudar. Uma boa preparação para um processo seletivo certamente aumentará significativamente as chances de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário