quinta-feira, 23 de junho de 2016

NÃO PERCA TEMPO GERENCIANDO O TEMPO

Essa frase parece um paradoxo, mas na verdade reflete bem o momento que estamos vivendo. No passado era comum ouvirmos que deveríamos gerenciar o nosso tempo para focar melhor nas tarefas que tínhamos para realizar. Na verdade, na minha maneira de ver, este conceito de “gerenciar o tempo”, tinha muito a ver com o modelo industrial da época. O que caracteriza este padrão são processos bem estruturados, organizados e repetitivos, tendo como grande fator de produtividade o tempo de execução dos processos. Tomando como exemplo esta referência, faz sentido a expressão “gerenciar o tempo”, uma vez que a maioria das variáveis do processo eram bastante controlados.

Gerenciar o tempo, no conceito da “era industrial” parece não funcionar mais, já que na “era digital” (contexto em que vivemos), a complexidade e quantidade de variáveis são muito grandes. Muitas coisas acontecem rapidamente, e estão constantemente num processo de mudança. Além disso, com a globalização, o que acontece num lugar, rapidamente migra para outras partes do mundo. Negócios se transformam, acabam ou são criados numa velocidade nunca antes visto. Como “gerenciar o tempo” neste contexto de complexidade e mudanças? É impossível. O que fazer? Existe solução para este contexto tão volátil e veloz que vivemos neste momento?

Parto do princípio de que todos os problemas têm uma solução e neste caso específico também. A sugestão é “gerenciar as prioridades” ao invés de “gerenciar o tempo”. Diferente da era industrial, os processos não seguem um sistema tão organizado e repetitivo como no passado. Com a complexidade e a velocidade com que as coisas acontecem, fica impossível usar o modelo de tempo. As pessoas e as empresas lidam todos os dias com assuntos e tomadas de decisões diferentes. O que é prioridade hoje, pode não ser amanhã e vice-versa. O segredo da produtividade cada vez mais depende de quão bom é a pessoa para saber selecionar corretamente as suas prevalências. Parece simples, mas não é. Como a quantidade de assuntos complexos e importantes é muito grande, selecionar corretamente as prioridades requer muita análise, informação e treino. Além disso, quem tem muitas prioridades, não tem prioridade nenhuma. O que faz este processo ser ainda mais complicado.

Sempre teremos mais coisas para resolver todos os dias, do que o nosso tempo permitirá. O advento da era digital, traz benefícios da agilidade e do acesso às informações, mas por outro lado multiplica de forma exponencial a quantidade de assuntos, e necessidade de velocidade nas decisões.
Saber selecionar as preferências corretas, também é uma “arte”, requer uma capacidade de análise, de percepção, e agilidade muito grande. As pessoas e as empresas que conseguem desenvolver uma cultura de “gestão de prioridades” são aquelas que estão tendo mais sucesso e obtendo maiores resultados nos seus negócios. Vale lembrar que pressa é diferente de velocidade. Muita gente confunde isso. Fazer as coisas de forma apressada pode resultar em decisões erradas e mal feitas. Fazer as coisas com velocidade, sabendo priorizar corretamente é diferente.

Cada vez mais teremos menos tempo para tudo o que precisamos fazer na vida profissional e pessoal. Por sorte, muitas coisas têm acontecido para nos ajudar nesta tarefa, especialmente na área de tecnologia. Estamos nos preparando a cada tempo para lidar com mais tarefas e com maior complexidade, mas precisamos fazer isso da melhor forma possível. O tempo não aumenta. Temos apenas 24 horas por dia, e se soubermos selecionar corretamente as prioridades, isso pode fazer toda diferença no final do dia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário