quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

PARA SER BOM LÍDER, TEM QUE SER BOM LIDERADO


Existem muitos artigos, livros e matérias falando bastante sobre Liderança ou como ser um bom Líder. Aliás, este é um tema que preocupa e sempre preocupou as organizações. Uma empresa que desenvolve os seus Líderes está preparada para fazer o seu negócio crescer, ou mesmo cuidar da organização em momentos difíceis. A sobrevivência das organizações até hoje depende das suas Lideranças formais e informais. Se pensarmos nas organizações milenares como as religiosas ou militares, percebemos que a continuidade dessas organizações até os tempos de hoje, foi devido ao seu foco e formação nas Lideranças. Portanto, seja qual for o tipo de organização o sucesso dependerá, entre outras coisas, da capacidade de formar permanentemente novos Líderes.

É por esta razão que as empresas dedicam uma boa parte dos seus recursos e investimentos em desenvolvimento para a formação de Líderes. Isso se torna um grande desafio para as empresas familiares que, à medida que crescem, percebem a importância do que chamamos de “profissionalização” da Liderança. A grande maioria das empresas com estas características, ao avançarem, percebem que somente com os quadros familiares não conseguem seguir crescendo e evoluindo. Este é um bom exemplo da importância deste tema.

O desenvolvimento dos Líderes é realizado das mais variadas formas. Podem ser treinamentos formais, Universidades Corporativas, processos de Coaching, exposição através de projetos, “assignments” internacionais, processos de mentoria, etc. Existe uma infinidade de formas e programas que ajudam neste desenvolvimento. Todos são muito úteis, mas na verdade, o que mais desenvolve é colocar a mão na massa e aprender com a experiência, através de erros e acertos.

Tudo isso é muito importante, mas depende fundamentalmente da “matéria prima”, que é o ser humano. Nem todas as pessoas possuem características de Liderança, seja do ponto de vista pessoal ou profissional. No passado, era comum que os profissionais que se destacassem tecnicamente no seu campo de atuação, fossem promovidos para as posições de Liderança. O resultado deste processo foi um desastre para as organizações. Essas pessoas muitas vezes não tinham características apropriadas para exercerem a função de Líder. A começar por gostar de gente, e trabalhar através das pessoas.

À medida que as empresas se deram conta deste resultado desastroso, começaram a avaliar os Liderados que tinham ou demonstravam competências e comportamentos essenciais para a Liderança. De um modo geral as pessoas que demonstravam esses potenciais, também eram bons Liderados. O que é um bom Liderado? Pessoas que entendem e respeitam o papel do Líder. Que se comunicam bem na própria área e com as demais áreas da empresa. Que possuem o espírito de servir e colaboram para o resultado do negócio, independente da sua área de responsabilidade específica. Pessoas que efetivamente gostam de trabalhar em time, com outras pessoas, e procuram entender a estratégia e os objetivos do negócio, e bons influenciadores etc.

Portanto, muito antes dessas pessoas serem promovidas para posições de Liderança, elas já demonstram competências e comportamentos formais e informais que caracterizam um Líder, mesmo numa posição de Liderado. Por isso para ser um bom Líder, tem que ser um bom Liderado, pois esta pessoa saberá no futuro, o que esperar dos seus Liderados, e qual o perfil desejado para a organização.

Se observarmos as famílias, por analogia poderíamos dizer que para ser um bom pai ou uma boa mãe, uma pessoa também foi um bom filho ou uma boa filha. Evidente que, como toda regra, há exceções.

Por estas razões, e partindo dessas premissas, muitas empresas hoje definem que o principal papel de um Líder é desenvolver novos Líderes. O “pipeline” para as Lideranças no futuro, estão nos bons Liderados de hoje.

Um comentário:

  1. Eu acredito que para ser lider o sucesso esteja ao alcance de quase todos. Entretanto, acredito também que o sucesso pessoal sem a capacidade de liderança produz apenas eficácia limitada. O impacto causado por uma pessoa é apenas uma fração daquilo que poderia ser se tivesse uma boa liderança. Quanto mais alto quiser subir, maior será sua necessidade de liderar. Quanto maior o impacto que quiser causar, mais influencia precisará ter. Tudo o que você realiza está restrito a sua capacidade de liderança.

    Para complementar o artigo acima.

    http://iapeb.com.br/saiba-como-ser-lider-de-sucesso/

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir