quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ESCOLAS DE SAMBA: GESTÃO MADE IN BRAZIL


Fico sempre muito impressionado quando assisto o desfile das Escolas de Samba, com a organização, quantidade de participantes, o sincronismo das apresentações e por aí afora. Geralmente cada Escola de Samba se apresenta com uma média de 3000 integrantes, 4 a 6 alegorias, 30 alas diferentes,  passassistas, mestre salas, enfim uma quantidade enorme de pessoas.

Como Brasileiro, me orgulho em ver um desfile como esse, pois certamente é um espetáculo único na face da terra e feito por nós. Made in Brazil!! É uma organização muito complexa, que tem de ser organizada ao longo do ano, para uma apresentação única de pouco mais de uma hora. Quando penso nisso, fico imaginado a complexidade do ponto de vista de gestão, para fazer tudo isso funcionar corretamente no dia do desfile.

Para entender melhor esta gestão, que certamente poderia ser aplicada em qualquer organização, pesquisei um pouco os quesitos que são considerados no julgamento deste imenso trabalho, conforme segue:

ENREDO

Assim como uma empresa, é preciso que se defina a meta e o objetivo ou a estratégia do tema que se quer apresentar no desfile. Qual é a história ou o produto que se quer apresentar aos “clientes”, e geralmente são conteúdos culturais que são encenados de uma forma muito lúdica e atrativa do ponto de vista do evento.

COMISSÃO DE FRENTE

A Comissão de Frente, que inicia a apresentação, poderíamos dizer que é a Liderança da Escola. São êles que logo de imediato representam o tema ou o enredo que será mostrado ao longo do desfile. De uma forma teatral, êles dão o tom do desfile, anunciam a todos o que vem a seguir e a ser apresentado.

MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA

O símbolo da Escola representando a Cultura e os Valores da agremiação, são cuidadosamente apresentados ao público ou aos “clientes” pelo Mestre Sala e a Porta Bandeira. O pavilhão da escola é tão importante que é apresentado a todos com muita reverência, respeito, pois simboliza a síntese de tudo e de todos. Como se fôsse a bandeira da nação, que traduz todos os seus valores, crenças e amor pela sua existência.

ALEGORIAS E ADEREÇOS

Por analogia, poderíamos dizer que estes elementos representam toda a criatividade e inovação da Escola. Os carros alegóricos são cada vez mais sofisticados com uso de tecnologia avançada e materiais dos mais variados tipos. A imaginação não tem limite para mostrar de uma forma bonita e atrativa, o enredo da escola. Como se trata de uma competição com o Mercado, cada escola busca na originalidade e na novidade, mostrar a cada ano, produtos inéditos para os seus “clientes”.

CONJUNTO

Para que tudo faça sentido, um quesito muito importante neste desfile é como o Conjunto da escola é apresentado. Tudo tem que fazer sentido, ser integrado e muito bem organizado. Basta repararmos que a consistência ao longo do desfile é muito bem gerenciada para que não hajam buracos ou vazios entre as várias alas do desfile.

HARMONIA

Outro elemento muito importante no desfile, ou mesmo em qualquer organização, é a harmonia entre as diversas alas, enredo, música, passistas etc. Ou seja, todos devem agir com um único objetivo em vista.Para que isto funcione,o conjunto todo tem que ser harmonioso como uma orquestra. Tudo tem que fazer sentido e trabalhar de forma integrada. Os processos se integram e atuam para que o resultado do coletivo supere o individualismo.



EVOLUÇÃO

Assim como uma empresa ou uma organização, de nada adianta ter tudo muito bem feito, bonito, com uma ótima estratégia, se houver falha na execução.Através da evolução na Avenida, a Escola, demonstra como os seus integrantes, estão motivados e engajados na execução das suas tarefas. Dá para sentir o clima e o ambiente da Agremiação, pelo desenrolar da sua apresentação. Assim como numa empresa, podemos avaliar o clima organizacional pelo desenvolvimento dos trabalhos e a performance das pessoas.

SAMBA ENREDO

Após a escolha do Enredo que será apresentado, é necessário transformar o tema em algo que carregue e transmita a emoção da história que se quer contar. O Samba Enredo é a Comunicação cantada que une os integrantes e também o público em geral. Como numa organização, é o Marketing interno e externo, comunicado de uma forma lúdica, atrativa e que serve para as pessoas se identificarem com o produto como um todo. É a alma do produto.

BATERIA

É o motor de toda a Escola de Samba. É a máquina que faz funcionar todas as alas, os integrantes, e que faz o público vibrar. Poderíamos dizer, por analogia que, é a Produção de uma empresa. Quando a bateria começa a tocar, não há quem fique parado. Tudo e todos se movimentam. Como uma boa produção, tudo tem que atuar de forma integrada e harmoniosa. Todos os talentos individuais têm que dá lugar a uma harmonia perfeita, que transforma cada instrumento num elemento de sonoridade coletiva ideal.

Resumindo, as Organizações têm muito o que aprender com as Escolas de Samba em matéria de integração, trabalho de time, harmonia, engajamento, execução e etc.É um grande exemplo de uma construçao coletiva, com um objetivo comum. Não há espaço para a individualidade por si. A beleza e o resultado estão no conjunto da obra e todos sabem que precisam trabalhar para chegar ao resultado final. E para concluir, tudo isso é Made in Brazil, o que nos enche de orgulho, e brasilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário