segunda-feira, 27 de julho de 2015

VOCÊ É UM PROFISSIONAL MULTIFOCAL?


Quem sofre de miopia entende bem o que é uma lente multifocal. É uma lente que permite enxergar em várias distâncias, o que às vezes é complicado. A opção é ter uns óculos para perto e outro para longe. O que aqui entre nós, dá uma mão de obra danada, ficar trocando de óculos a cada momento.
Por esta necessidade fisiológica comecei a refletir sobre a vida pessoal e profissional das pessoas. Encontrei ao longo da minha carreira indivíduos que tinham uma visão muito curta das coisas, muito imediatista. Da mesma forma encontrei outros que olhavam para o futuro. Tinham no seu DNA um instinto para prever o que viria mais a frente.
No mundo empresarial usa-se uma expressão que tem tudo a ver com isso, quando a pessoa não tem uma visão mais ampla estratégica, ou limitada. As pessoas falam: -“Fulano é míope, não enxerga um palpo à frente do nariz”. É aquele profissional, muitas vezes conservador, que se concentra nas coisas que estão bem próximas, como o que acontece com uma pessoa míope. Só enxerga bem as coisas que estão perto. Aliás, podemos usar esta mesma analogia para as organizações. Podemos dizer que algumas sofrem de “Miopia Organizacional”.
Do lado oposto encontramos também uma expressão no mundo empresarial que se refere àqueles profissionais que enxergam longe. As estes denominamos pessoas “Visionárias”. Ou seja, são pessoas que, por característica e preparo, possuem uma visão mais estratégica do seu trabalho ou dos próprios negócios. Este conceito também pode ser aplicado àquelas empresas que são mais ousadas, ou mais visionárias com relação ao seu empreendimento.
Nas organizações é necessário ter os “Visionários” que conseguem enxergar longe, coisas que a maioria das pessoas não vêm. Isso ajuda a empresa a ver o que precisa fazer para continuar crescendo, se desenvolvendo e construindo o seu futuro. Eu tinha um chefe Americano que dizia: - “There is no long term, without short term”. Traduzindo: Não existe longo prazo, se não cuidarmos do curto prazo.....Pura verdade!!. As ações nas organizações precisam ser no curto prazo, porém a visão tem que estar voltada para o médio e longo prazo. Se focar apenas no curto prazo, corre sério risco de ser surpreendido pela concorrência, pela inovação, novas tecnologia, etc. que andam na velocidade da luz. Assim é também para as pessoas. Precisamos cuidar das nossas carreiras utilizando estes mesmos conceitos e critérios.
Se essas premissas são verdadeiras, porque não juntar as duas coisas? As organizações precisam de “profissionais multifocais” para atenderem os seus desafios que são cada vez maiores. As pessoas precisam estar atentas as evoluções futuras, e por isso devem ser mais “visionárias”, mas ao mesmo tempo necessitam atuar no curto prazo. Não dá para viver no futuro sem agir no presente. Para que isso aconteça precisamos, assim como os míopes, usar lentes profissionais “multifocais”, que nos permitam enxergar a qualquer distância os nossos desafios profissionais e pessoais.
Se observarmos alguns profissionais que tiveram bastante sucesso nas suas carreiras, e mesmo as empresas, vamos notar que eles intuitivamente, ou de forma pensada, agiram dessa maneira. São possuidores de uma alta capacidade de ler o futuro e de enxergar o que vem pela frente, mas são práticos o suficiente para atuarem no presente. Ser um “profissional multifocal” é a saída para contribuir mais para os resultados dos negócios, para a sociedade e para o próprio desenvolvimento pessoal.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário