quarta-feira, 3 de junho de 2015

VOCÊ SE SENTE ENGAJADO COM O SEU TRABALHO?

 
Pesquisas no mundo apontam a falta de engajamento das pessoas como um dos maiores problemas para as empresas. De um lado existem as pessoas que não se sentem engajadas com o seu trabalho, e do outro as empresas que tentam decifrar o que de fato engaja os indivíduos na organização. Na minha visão estar engajado, é mais do que estar comprometido. Vai além de gostar do seu trabalho, da empresa ou da atividade que a pessoa desenvolve. É estar participando ativamente de uma organização ou dedicando a uma causa, ou trabalho.
Para que isso ocorra precisam estar presentes duas palavrinhas mágicas que são:  “Propósito” e “Significado”.
O ser humano precisa ter um propósito para realizar algo ou uma razão do porquê realizar uma determinação ação, trabalho, etc. Isso tem mais a ver com a nossa capacidade racional para tomarmos decisões. Por outro lado, somente ter um propósito não nos faz engajar numa determinada atividade. Podemos até realiza-la, porém falta algo que nos prenda de uma forma mais contundente. A isso chamamos de significado. Ou seja, aquela ação ou atividade a qual se irá realizar e que tenha sentido, ou importância para a pessoa. Isso está relacionado à nossa emoção, o nosso desejo de fazer algo que tenha um valor especial e não apenas uma atividade qualquer.
Quantas pessoas conhecemos que trabalham apenas por razões financeiras? É uma razão bastante justa, mas não cria vínculos ou um fundamento maior pelo que se faz. Essas pessoas podem até fazer bem o que fazem, mas não existe uma paixão, ou um significado pelo que estão realizando. Estão com o corpo e a mente no trabalho, mas não com o coração.
Para que de fato exista o engajamento no trabalho é necessário que haja a combinação do “compromisso racional”, que gera dedicação e esforço na busca de um resultado, com o “compromisso emocional”. Este último gera o desejo de ficar, de realizar uma determinada ação, trabalho, etc.
Podemos usar o conceito de “engajamento”, para a nossa vida profissional, pessoal, social, espiritual etc. Se de fato queremos estar engajados com algo, precisamos estar comprometidos racionalmente e emocionalmente.
Este tem sido o maior desafio das organizações nos últimos anos. Elas precisam ter pessoas engajadas no trabalho, para conseguirem atingir os seus resultados, que a cada ano é mais complexo e desafiador. Além disso a retenção dos talentos numa organização, depende de estarem efetivamente engajados com a organização. Caso contrário essas pessoas estarão mais suscetíveis a buscarem outras alternativas de trabalho em outras empresas.
Alguns elementos foram identificados como críticos para gerarem mais engajamento organizacional conforme segue:
AMBIENTE DE TRABALHO
Quem é que gosta de trabalhar num local onde as pessoas são agressivas, competitivas ao extremo, que não haja colaboração e confiança? Não é por acaso que as empresas que são consideradas os melhores lugares para se trabalhar, possuem em geral um ótimo ambiente de trabalho. Isso gera engajamento e também atratividade para outras pessoas se juntarem à empresa.
OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO
Hoje mais do que nunca especialmente na população mais jovem, as pessoas desejam trabalhar numa organização que permita o seu desenvolvimento contínuo. A razão é muito simples. A empregabilidade dos indivíduos depende de estarem permanentemente se desenvolvendo. A tecnologia e o conhecimento evoluem de uma forma muito rápida. As pessoas precisam se desenvolverem de forma contínua para acompanharem toda esta evolução.
PERSPECTIVA DE CARREIRA
A empresa que não se preocupar com a trajetória profissional de seu capital humano está fadada a perde-lo para o mercado. A carreira é uma responsabilidade individual das pessoas, mas criar oportunidades e perspectivas de crescimento profissional é uma responsabilidade da organização. As pessoas talentosas querem progredir profissionalmente para se realizarem.
REMUNERAÇÃO COMPETITIVA
Existe uma máxima que salário não motiva, mas todos sabemos que pode ser altamente desmotivador. Eu tendo a concordar que só salário realmente não engaja as pessoas, mas é também um elemento crítico para atrair e reter os talentos. No mundo capitalista a remuneração do capital ou do trabalho é o indicador dos resultados produzidos pelo empreendedor ou pelo trabalhador. Claro que ambos para terem sucesso, precisam ter outros elementos que vão além da remuneração.
LIDERANÇA
Por último e não menos importante está o papel do Líder/Gestor. Este é o elemento fundamental do engajamento e da retenção dos talentos, pois é responsável em boa parte para fazer com que os outros elementos estejam presentes. É comum se dizer que as pessoas não pedem demissão das empresas, mas sim dos seus chefes. Assegurar que a organização tenha uma Liderança preparada para cuidar das pessoas, certamente faz toda a diferença.
Concluindo, trabalhar de forma engajada gera felicidade no trabalho, e aumenta de forma significativa os resultados da organização, da pessoa ou do empreendimento que se está realizando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário