quarta-feira, 27 de maio de 2015

VOCÊ ESTÁ MOTIVADO COM A SUA CARREIRA?


Planejar e cuidar bem da carreira talvez seja o maior desafio que todos temos. A própria palavra deriva de “Carrara”, que quer dizer caminho. Ou seja, o caminho profissional que desejamos seguir ao longo da nossa vida. Não é fácil encontrar e seguir este caminho...  Muitas pessoas gerenciam a sua carreira no mais tradicional modelo Zeca Pagodinho...”deixa a vida me levar, vida leva eu”....
São muitas variáveis que influenciam a nossa carreira, como as nossas competências, habilidades, valores, interesses pessoais e por aí afora. Além disso, precisamos muitas vezes estar no lugar certo e na hora certa para as coisas acontecerem. E somado a tudo isso, uma certa dose de sorte para que tudo corra bem e tenhamos sucesso.
Na verdade, quando temos a sorte de escolher como profissão aquilo que gostamos, parece que tudo fica mais fácil e a chance de termos sucesso é muito maior, pelo simples fato de gostarmos do que fazemos, e com isso nos interessarmos por nos desenvolvermos de forma contínua. É quando acontece o encontro entre a competência e a paixão pelo que se faz. No esporte existem muito exemplos que poderíamos citar, como Ayrton Senna, Pelé, Michael Jordan, etc.
O mais difícil de entender é como tudo isso funciona. Para cada pessoa os fatores motivacionais da carreira, podem ser bem diferentes. Ou seja, não existe uma fórmula mágica do sucesso na carreira. Para cada pessoa o conjunto das suas competências e motivações será único e o sucesso está relacionado a isso.
Muitos estudiosos deste tema apontam alguns fatores que motivam a carreira dos indivíduoss.  Alguns fatores parecem ser predominantes e comuns para uma boa parte das pessoas conforme segue abaixo:
POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO NA EMPRESA
Este é um fator chave para muitos, especialmente para os jovens que querem estar numa organização onde eles possam se desenvolver e evoluir profissionalmente.
RECONHECIMENTO COMO UM BOM PROFISSIONAL
Todos gostamos de sermos reconhecidos pelo trabalho e pela contribuição que damos para a empresa. Quando a organização ou a liderança está preparada para reconhecer os seus profissionais, isto funciona como um combustível e aumenta o engajamento e retenção dos talentos.
TER UM TRABALHO DESAFIADOR
As pessoas se motivam quando sentem que o seu talento, as suas competências, habilidades, etc. são exigidos na execução do seu trabalho. Por outro lado, tanto a empresa como o Líder têm que encontrar o balanço correto, pois se o desafio for muito maior do que a competência da pessoa, este fator pode ser inverso, ou seja desmotivador e estressante.
ESTAR NO LUGAR CERTO E FAZER O QUE GOSTA
Felizes são aqueles que conseguem fazer profissionalmente o que gostam, e podem realiza-lo num lugar saudável, com um excelente ambiente de trabalho. Quando esses elementos estão presentes, as pessoas se sentem realizadas, produtivas, e isso as motiva para que produzam mais e melhor.
AMBIENTE COLABORATIVO
Muitas organizações têm um ambiente interno extremamente competitivo ao invés de colaborativo. Ora, competitivo tem que ser fora da empresa, junto à concorrência e colaborativo internamente. Um ambiente que permita as pessoas interagirem entre si, onde prevalece o bom relacionamento, a troca de experiência e aprendizado só pode ter sucesso. Onde existe confiança entre os profissionais. As melhores empresas para se trabalhar, de um modo geral, se destacam por terem um excelente ambiente de trabalho.
LIDERANÇA DE PESSOAS
As pessoas gostam de trabalhar em organizações ondem admiram os seus Líderes. Muitas vezes não se demitem da empresa, mas sim dos seus chefes. Existem indivíduos em posições de liderança, que não possuem as competências necessárias para fazerem uma boa gestão de pessoas. Isso ocorre com uma frequência maior do que se imagina.
Poderíamos continuar enumerando outros fatores motivacionais da carreira, dada a complexidade do tema. O mais importante é que as pessoas procurem encontrar aquilo que as motive profissionalmente. Certamente terão mais sucesso nas suas carreiras.

3 comentários:

  1. Felipe, boa materia. Eu acho que alem de ter um trabalho desafiador, tambem eh importante um trabalho onde sentimos que o que fazemos tem certo proposito ou significado ("sense of purpose") e faz alguma diferenca, senao no mundo, pelo menos na empresa ou firma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Na vida as pessoas se movem com base neste dois fatores que você bem mencionou, que são o "propósito" e o "significado". Isso vale para a vida pessoal, profissional, social, carreira e etc. Quem consegue ter isso bem claro, com certeza terá mais chance de sucesso e felicidade!!! Valeu!!

      Excluir