quinta-feira, 7 de maio de 2015

LIDERANÇAS MOLDADAS EM TORNO DOS SEUS LÍDERES


Parece que as teorias de Liderança são menos eficazes do que os exemplos dos seu Líderes na prática. Os modelos estão aí. A Apple com Steve Jobs, a GE com Jack Welch, Facebook com Mark Zuckerberger, Microsoft com Bill Gates. No Brasil, SBT com Silvio Santos, Odebrecht com Norberto Odebrecht, Rede Globo com Roberto Marinho, Votorantim com Ermírio de Moraes, e por aí afora...
Os teóricos em desenvolvimento de Liderança que me perdoem, mas deveriam estudar mais a prática do que estes Líderes fizeram para se destacarem dentre tantos outros Dirigentes. Com certeza são todos Líderes “empreendedores” e não apenas “Gestores”. Talvez esta seja uma das grandes diferenças.
Outra característica que se observa nestes Gestores é que são todos “Visionários” e comprometidos com um projeto de vida, em algo que acreditam, que tenha um propósito, e que não seja apenas uma possibilidade de um negócio financeiro. Ou seja, o dinheiro ou o sucesso financeiro é consequência do resultado do seu projeto. Cada um destes Líderes moldaram o seu negócio dentro de alguns princípios. A Apple do Steve Jobs foi desde seu início uma empresa focada na tecnologia e no “design” dos seus produtos. Não basta ser uma mercadoria qualquer, mas sim uma que desperta o desejo nos consumidores, e estes são verdadeiramente a razão da existência da empresa.
Se analisarmos o estilo de liderança do Steve Jobs, talvez nos surpreendamos com isso, pois todos sabem que ele era uma pessoa altamente exigente, e que muitas vezes contrariava através seu comportamento, o que poderíamos definir como “líder moderno”. Entretanto era possuidor de uma competência e de um carisma inigualável de tal forma que as pessoas se sentiam bem, estando próximas a ele.
Da mesma forma, tudo indica que o estilo de liderança do Bill Gates, também segue essa linha. Uma pessoa muito exigente, inteligente, com uma visão de futuro como poucos, mas cujo comportamento como Líder, talvez fique muito aquém do que se imagina para um Líder dos tempos modernos.
No Brasil temos Lideranças muito significativas, e cada uma no seu estilo, cuja marca é o sucesso. Um bom exemplo foi o Norberto Odebrecht, Líder do grupo que leva o seu sobrenome e que hoje congrega outros negócios como a Braskem, Odebrecht Agronegócio, com operações no exterior, etc. Ele teve o cuidado de escrever todos os princípios que norteiam os interesses da empresa num documento chamado TEO – Tecnologia Empresarial Odebrecht.  Ali ele descreveu de forma objetiva e muito clara, os princípios da Liderança do Grupo. O mais importante de todos eles, é o “Princípio da Confiança”. Criou um conceito muito peculiar do seu negócio, chamando os seus Gestores de “Líder Empresário”. Este é um outro bom exemplo de um Líder que seguiu a sua experiência, visão, e intuição para criar os seus próprios conceitos de Liderança. Este seu estilo pessoal e tão característico desta organização, se transformou numa escola de Líderes, e estes repassam para os mais novos os princípios que norteiam a empresa.
Poderíamos aqui falar de muito outros Líderes com caraterísticas muito próprias, como por exemplo o Dr. Antônio Ermírio de Moraes. Um mestre do trabalho, de convicções muito fortes, de uma disciplina, e de princípios de cidadania que fizeram o Grupo Votorantim ser o sucesso que é. Se fôssemos analisá-lo pelas teorias modernas de Liderança, possivelmente não o veríamos como um padrão para os tempos modernos. O fato é que, com o seu estilo, desenvolveu outros Líderes, que construíram o grupo e que contribuem para o crescimento do País.
Ao analisar, mesmo que superficialmente essas Lideranças, isso me faz refletir se é possível definir um padrão ou modelo de comando como muitas vezes desejamos. Cada um na sua característica exerceu e exerce de forma brilhante a sua influência. Posso sim notar algumas coisas em comum, como a visão, a paixão pelo projeto, pelo trabalho, o propósito que os move nesta construção, que os motiva, e fundamentalmente o desejo de fazer algo para a sociedade, que possa agregar valor, e não simplesmente fazer algo somente pelo resultado financeiro.
Possuem um perfil carismático, muita dedicação ao trabalho, muita disciplina para realizar os seus sonhos, e nada os detém. E sabem como ninguém que não conseguem fazer isso sozinhos.  Fazem com que os seus sonhos sejam de outros também, e modelam o seu estilo de Liderança, na sua própria maneira de ser. Quem sabe este não seja o maior segredo de um Líder??
Do ponto de vista empresarial precisamos evoluir de avaliar potencias para Líderes, porém usando caractrísticas e competência  de "gestores". Esse seria um grande avanço, que trariam grandes resutlados para os negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário