sexta-feira, 15 de maio de 2015

O QUE PRECISAMOS EM TEMPOS DE CRISE? LÍDERES OU GESTORES?


Líderes fazem a diferença em qualquer tempo. As organizações de um modo geral são muito carentes de pessoas com o verdadeiro perfil de Líder. Descrevemos o perfil do Gestor, e o chamamos de Líder, porém na minha maneira de ver é um equívoco. As definições de competências e comportamentos que definem Liderança nas organizações, têm muito mais a ver com o Gestor do que de fato com o Líder. Pelo menos na forma como eu os vejo. Nada de errado nisso, pois precisamos muito dos Gestores nas empresas, para que o trabalho seja realizado e os objetivos alcançados.
Na minha visão, um Líder está ligado à inovação, à busca de caminhos nunca trilhados antes, com a coragem de fazer coisas diferentes dos padrões, e sobretudo são inspiradores e educadores de outros na execução de um trabalho ou um projeto. São pessoas que possuem características únicas, competências de comando, visão do futuro, e disciplina e energia na execução das tarefas a serem realizadas.
Geralmente são possuidores de carisma, o que ajuda muito a aglutinar pessoas à sua volta, especialmente em tempos de crise, onde é exigido muitas vezes um esforço extra dos indivíduos em busca dos resultados. Se fizermos uma retrospectiva tanto empresarial como histórica, encontraremos vários nomes de destaque que se enquadrariam no perfil do Líder.Todos eles são possuidores de competências próprias, empreendedores, visionários, são motivados por causas que acreditam, e realizam com energia e dedicação os seus projetos. Nada consegue tirá-los do seu caminho e dos seus objetivos, pois são obstinados e dedicados a sua causa.
Geralmente são impacientes, e até agressivos, pois não gostam de perder tempo, e buscam suas realizações com muito afinco, pois acreditam naquilo que estão buscando e os obstáculos são apenas alguns desafios e nada mais. Por esta razão em tempos de crise, são os Líderes que podem fazer a diferença, pois não se conformam com qualquer resposta, e os desafios são até estimulantes para que busquem soluções e com isso prazer nas conquistas e vitórias.
O Gestor por outro lado, são muito importantes para as organizações, pois possuem competências organizacionais críticas, como trabalhar em time, dar direcionamento, desenvolver pessoas, promover alinhamento e performance, ou seja, muito mais na direção de ações progressivas e gestão dos negócios. São pessoas muito eficientes no que se refere a gestão, pois dominam as técnicas e as competências para uma boa realização do trabalho. Geralmente são organizados, focados no negócio e trabalham bem com as pessoas e os times.
A diferença entre Líder e o Gestor, é que este funciona bem em tempos sem crise, onde o principal desafio é fazer uma gestão eficiente dos recursos em busca de objetivos claros e bem definidos. Em épocas em que há um grau de exigência muito maior, com a necessidade de busca de alternativas nunca antes pensadas, é o perfil do Líder que fará a diferença.  As empresas acabam falando em Liderança, assim como muitos autores que escrevem sobre o tema, mas a descrição tem muito mais a ver com o Gestor do que com o Líder propriamente dito. Se nas avaliações dos talentos das organizações, nos defrontamos com a carência de Gestores, em se tratando de Líderes, o problema ainda é muito maior.
Creio que as organizações deveriam se preocupar cada vez mais em identificar e contratar pessoas com características de um Líder. Obviamente que indivíduos com o perfil de Gestor são importantes, mas não serão eles que nos momentos críticos farão a diferença. É necessário resgatar o verdadeiro significado de Liderança, e do próprio Líder, para assegurar a construção do futuro e a sobrevivências nos tempos difíceis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário