quinta-feira, 9 de abril de 2015

PLANEJAR OU IMPROVISAR?

 
Se existe algo que tira o sono de muitos Executivos fora do Brasil é a falta de Planejamento. A sensação que eles têm, em geral  é de que estão sendo controlados pelo “destino” e não controlando-o. Isso tudo tem a ver muito com a cultura e a história de um País. Onde houve guerras, crises econômicas profundas, catástrofes climáticas, e etc., naturalmente obriga as pessoas a planejarem as suas vidas. Planejar é antecipar o futuro, é enxergar as possibilidades e alternativas quando se está pensando em realizar algo.
No Brasil, até culturalmente, não somos ou não temos tradição de sermos bons planejadores. É só tomar como exemplo a nossa Economia. Uma hora estamos crescendo, num outro momento estamos em crise. Sentimos a instabilidade constante deste sobe e desce, o que torna a nossa vida muito mais complicada, pois não é possível no nosso País se pensar em algo a médio ou longo prazo. Temos que fazer tudo no curto prazo para aproveitar o momento, pois não sabemos o que poderá acontecer no dia seguinte.
Portanto, planejar é muito crítico pois podemos decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer. Trata-se de se antecipar o futuro de forma consciente, escolhendo o curso das ações futuras.
O Planejamento tem certas características como veremos a seguir:
1-    É orientado para um objetivo
2-    Tem função básica de organizar
3-    Deve ser dinâmico
4-    É um processo contínuo
5-    Faz enxergar adiante, antecipar
6-    Envolve escolhas
7-    É direcionado para a eficiência
Essas características do processo de planejamento facilitam muito qualquer atividade que se queira realizar na vida profissional ou pessoal, pois nos faz pensar de forma organizada, prevendo os resultados desejados, bem como os potenciais obstáculos que possam aparecer.
Muitas empresas adotam como parte do seu planejamento um processo muito conhecido chamado “análise SWOT”. É um processo que analisa as fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças para o seu negócio. Ou seja, é uma ótima metodologia para fundamentar um planejamentos de negócios.
Um bom planejamento ,além de requerer uma boa metodologia, também requer alguns passos para que possa alcançar os resultados desejados, tais como:
1-    Definição do Objetivo
2-    Identificação dos recursos
3-    Avaliar alternativas
4-    Ter um bom plano
5-    Executar o plano
6-    Acompanhar e avaliar cada etapa
Seguindo esses passos certamente será possível planejar com um bom grau de assertividade e foco. Entretanto existem outros aspectos importantes para o planejamento ser eficiente como:
1-    Foco no resultado
2-    Redução de incerteza e risco
3-    Fornece senso de direção
4-    Estimula a inovação
5-    Ajuda na coordenação
6-    Orienta para tomada de decisão
7-    Proporciona eficácia no processo
Por outro lado existem fatores que podem limitar um bom planejamento como:
1-    Falta de informações precisas
2-    Tempo e custo
3-    Resistência à mudança
4-    Ambiente com restrições
Resumindo, planejar é assegurar um maior grau de certeza de alcançar os objetivos desejados. Entretanto requer uma disciplina e um foco muito grande passando por várias etapas assegurando a eficiência do processo. Planejar é antecipar, e com isso evitar stress e situações inesperadas. Culturalmente gostamos de ter flexibilidade e de improvisar, mas quando olhamos os Países desenvolvidos percebemos que só é possível chegar a estes níveis de desenvolvimento, se houver planejamento e previsibilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário