terça-feira, 31 de março de 2015

VOCÊ DELEGA OU DELARGA?


À medida que o indivíduo progride na sua carreira profissional ou na sua atividade empreendedora com um envolvimento maior de outras pessoas, ela precisa saber como delegar certas atividades. Parece simples e lógico este fato, mas muitos têm dificuldade de fazer isso da forma correta.
Delegar faz parte da construção de um time, porém é muito tentador a pessoa continuar querendo atuar naquelas coisas que ela tem domínio no seu trabalho. Entretanto, se continuar fazendo e executando essas atividades, deixará de fazer outras de maior responsabilidade que lhe foram atribuídas.
No papel de liderança existem alguns sinais de alerta que indicam problemas ou dificuldades no processo de delegação como segue:
- Sua caixa de entrada de e-mail está sempre cheia?
- Você intervém em tarefas delegadas ao seu time?
- Você costuma refazer o trabalho realizado pela sua equipe?
- Você não tem confiança de que o seu time fará o trabalho com a mesma  
  qualidade que você?
Esses são alguns sintomas de que é preciso trabalhar o processo de delegação para que o trabalho possa fluir com mais qualidade e velocidade. A centralização prejudica a tomada de decisão e dificulta o aumento da produtividade, uma vez que poucas tarefas serão realizas num determinado período de tempo. A delegação dentro de uma organização, quando é bem feita, faz com que a empresa acelere o seu processo de tomada de decisão e aumente, de forma significativa, a sua produtividade. Além disso, faz com que as pessoas se sintam mais valorizadas.
A delegação é um processo e para ser bem realizada deve seguir alguns passos conforme segue:
1-    Esclarecer a finalidade para a delegação
2-    Determinar e identificar as tarefas que se deseja delegar
3-    Descrever a tarefa de maneira clara
4-    Ter conhecimento das delegações que não são aconselháveis
5-    Saber quais as habilidades e capacidades serão necessárias
6-    Dar a tarefa para a pessoa certa
7-    Saber se é necessário treinamento
8-    Determinar o nível de autoridade
9-    Dar apoio e coaching
10- Definir os parâmetros de acompanhamento e feedback
Como podemos observar, o processo de delegação não é algo tão simples como muitas vezes imaginamos. Ele envolve uma série de etapas e preparação para que seja bem feito. Determinar o nível de autonomia das pessoas numa organização, é fundamental para que os resultados sejam alcançados de forma correta e produtiva. Há muita liderança nas organizações que ao invés de delegar, acabam “delargando” e os resultados são os piores possíveis.
Neste processo de delegação, a comunicação é chave. As pessoas precisam saber claramente sobre as tarefas delegadas, as suas responsabilidades e o seu grau de autonomia no processo de decisão. Por outro lado, o líder que delegou precisa informar a todos na organização, fazer o acompanhamento correto e se colocar sempre à disposição para ajudar nesta continuação.
A delegação contribui para distribuir melhor a carga de trabalho na empresa, bem como ajuda as pessoas a desenvolverem novas capacitações e terem mais visibilidade. É um processo ganha-ganha, onde a corporação se beneficia do resultado e as pessoas sentem mais satisfação no trabalho.

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