domingo, 26 de abril de 2015

METAS E OBJETIVOS BEM DEFINIDOS = SUCESSO


Parece algo simples saber definir metas e objetivos, especialmente com relação ao trabalho, mas muitas vezes a diferença entre sucesso e fracasso tem a ver com a falta de foco. Na vida pessoal de alguma forma isso também acontece. Muitas vezes não alcançamos o que queremos porque não temos foco, e a razão é porque não definimos com clareza e objetividade as nossas metas.
  • Então a pergunta é: Como estabelecer de forma correta os objetivos?
Apesar de muitas definições poderíamos descrever assim: Um objetivo deve ser algo claramente definido que se espera alcançar dentro do prazo de tempo acordado entre as partes
Objetivos, portanto, são os resultados finais alinhados com as partes interessadas, que pode ser pessoal ou profissional
É um contrato entre a pessoa e a outra parte.
Outro ponto importante quando pensamos em estabelecer um objetivo é seguir determinados critérios, para que a descrição não pareça uma mera declaração de intenções. Portanto o estabelecimento de um objetivo deve responder as seguintes questões:
·         O que será feito?

·         Como será feito?

·         Quando será feito?

·         Quanto será feito?  

Utilizando esses questionamentos simples, se conseguirá dar mais objetividade aquilo que se deseja alcançar num determinado período de tempo. Cada uma dessas respostas nos levará a uma descrição objetiva e concreta do que se busca como resultado. Um ponto importante neste processo será ordenar as perguntas por ordem de importância e prioridade, bem como se existem outras pessoas que nos ajudarão na realização dessas metas.
Existe uma forma ou um critério utilizado por muitas empresas para auxiliar as pessoas quando estão elaborando os seu objetivos e metas que se chama S.M.A.R.T.  Esta sigla em Inglês, que quer dizer inteligente, nos ajudar a lembrar o critério para definir objetivos: 
SPECIFIC - ESPECÍFICO

Específico e relacionado a uma tarefa ou projeto em especial para que o enfoque fique claro.
MEASURABLE - MENSURÁVEL
 O objetivo deve incluir alguma indicação quantitativa ou qualitativa da extensão do objetivo que deve ser alcançado.
ACTION-ORIENTED – ORIENTADO PARA AÇÃO
Determina o que deve ser feito usando verbos de ação.
REALISTIC – REALISTA MAS DESAFIADOR
O objetivo deve levar em consideração as habilidades e as capacidades além dos recursos e o tempo disponível para alcançar o objetivo.
TIME-FRAMED – DENTRO DO PRAZO
A data de execução ou os prazos médios devem estar claros. Em que mês, dia ou trimestre o objetivo deve ser alcançado?
Quando este processo segue estes critérios e são bem feitos, os benefícios para as pessoas ou para as organizações são muito grandes. Todos compreendem com clareza o que é esperado para executar as ações necessárias, e isso por si só já é um fator motivacional de desenvolvimento. Por outro lado as Lideranças ficam mais focadas no que precisa ser feito, e também avaliam melhor os recursos e as habilidades que têm disponível.
Do ponto vista pessoal, também utilizar estes critérios ajuda a ter foco, não desviar a atenção das prioridades, utilizar os recursos sem desperdícios e assegurar que o resultado que se espera será efetivamente alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário