sexta-feira, 6 de março de 2015

VOCÊ SABE PORQUE SE COMEMORA DIA 8 DE MARÇO, O DIA INTERNACIONAL DA MULHER?

 

Eu conheço muita gente, inclusive mulheres que tem uma certa reação a celebração do dia internacional da mulher. Parece que o efeito é contrário ao que se desejava com esta celebração. Por outro lado muita gente não entende e não sabe porque este dia foi escolhido para representar a luta das mulheres na conquista do seu espaço. E aqui entre nós tem sido uma luta difícil, mas felizmente com grandes conquistas.
As empresas ao longo destas últimas décadas, também se deram conta da importância da Diversidade de pessoas, para aumentar a produtividade organizacional. Como diria Nelson Rodrigues “Toda unanimidade é burra”. A diversidade de gênero, raça, geográfia, cultural, etc traz os benefícios da diversidade de pensamento. Ou seja pessoas diferentes, pensam diferentes e a contribuição destas formas diferentes de pensar é que enriquece e aumenta a produtividade nas organizações e na sociedade como um todo.
Pois bem, voltando ao dia 8 de Março e as razões desta celebração, o fato marcante desta história é o seguinte. No dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecido, situada na cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução da carga horária de trabalho para 10 hora. Imaginem que nesta época as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário. Também lutavam pela equiparação de salários com os homens, pois elas chegavam a receber 1/3 do salário de um homem para executar o mesmo trabalho. Além disso desejavam ser tratadas com dignidade dentro do ambiente de trabalho.
Esta manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato de selvageria e desumanidade. Esta situação é algo impensado para os tempos de hoje.Este fato porém só veio a ser considerado numa conferência realizada em 1910 na Dinamarca, onde ficou decidido que o dia 8 de Março, passaria a ser considerado o “Dia Internacional da Mulher”, porém somente em 1975, através de um decreto, tal fato foi oficializado pela ONU – Organizações das Nações Unidas.
Esta data se tornou um marco, e mais do que celebrar, muitos países realizam debates e conferências no esforço de diminuir e até terminar com o preconceito e a desvalorização do ser humano baseado em critérios de gênero, raça, religião, etc.
Parece incrível mas só para darmos um exemplo no Brasil, somente em 24 de Fevereiro de 1932 foi instituído o voto feminino. Ou seja até esta data no Brasil, a mulher não tinha direito a exercer a sua cidadania através do voto.
É inaceitável que se tolere qualquer forma de discriminação no mundo. Portanto o dia 8 de Março, mais do que um dia de celebração simplesmente, deve ser pensado como um dia de reflexão do comportamento humano. Há ainda muitas conquistas a serem realizadas no mundo, não só para as mulheres, mas para outros povos, raças, que muitas vezes vivem num regime de repressão e discriminação.Não é possível em pleno século XXI, tolerarmos esta situação. Afinal somos todos serem humanos, com os mesmos direitos e desejos de uma vida melhor, em paz, contribuindo para um mundo cada dia mais justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário