quinta-feira, 5 de março de 2015

QUER ECONOMIZAR? COMECE PELO ORÇAMENTO


QUER ECONOMIZAR?
Em tempos difíceis, ou de maior instabilidade, uma boa atitude é saber exatamente onde o dinheiro da família esta sendo gasto. Sem perceber, muitas vezes gastamos em coisas que não são essenciais, e este recurso poderá fazer falta mais à frente. A renda da família terá uma influência grande neste processo, mas faço um alerta: existem famílias que têm um bom nível de renda e mesmo assim passam por dificuldades, por não terem a disciplina de controlar os seus gastos. Por outro lado, encontramos famílias com rendas menores, que por fazerem orçamentos e saberem exatamente onde estão os gastos, conseguem manter a situação sob controle.
Em resumo, muito ou pouco, todo mundo acaba ganhando. A diferença está no controle dos gastos, ou seja, o importante é a administração das despesas e fazer com que estas estejam dentro das possibilidades da renda familiar.
Para se ter controle das finanças pessoais e conseguir economizar é muito importante que a pessoa saiba fazer um bom orçamento das despesas pessoais. Alguns componentes são fundamentais e devem fazer parte deste cômputo, tais como:
Renda Familiar
Gastos com Alimentação
Gastos com Habitação
Gastos com Saúde
Gastos com Locomoção ( Veículo)
Despesas Pessoais
Gastos com Lazer
Gastos com Dependentes
A depender do desejo da pessoa, ela poderá detalhar mais este orçamento para que tenha mais clareza das despesas. Os custos de cada uma destas contas devem ser lançados mês a mês ao longo do ano, para que a pessoas possa acompanhar o que está sendo gasto ou mesmo para verificar a tendência deste consumo. Se perceber que uma determinada despesa está aumentando mais do que o proporcional, tudo indica que será necessário dar uma verificada e entender o porque do aumento para tomar as necessárias decisões. 
Quais são os componentes gerais que fazem parte de cada uma dessas contas:
Renda Familiar-  Salários, 13º Salário, férias, retirada de poupança ou aplicações, bolsa auxílio, empréstimos, etc. Ou seja, nesta conta deverá entrar mês a mês todas as receitas obtidas pela família. Será o fundo gerador para custear todas despesas.
Gastos com Alimentação – Supermercado, feira, açougue, bebidas, etc.
Gastos com Habitação – Aluguel, prestação da casa própria, IPTU, reformas, seguro, telefone fixo, luz, água, gás, etc.
Gastos com Saúde – Plano Médico, Médico, Dentista, Psicólogo, etc.
Gastos com Locomoção – Transporte público, automóvel, IPVA, seguro, combustível, etc.
Despesas Pessoais – Cabelereiro, academia, clube, cursos, roupas, celular, etc.
Gastos com Lazer – Restaurante, cinema, teatro, viagens, etc.                         
Gastos com Dependentes -  Escola, cursos diversos, uniformes, transporte, material escolar, mesada, roupas, etc.

Estas contas citadas, compõem os principais grupos de despesas, que deverão fazer parte do orçamento familiar. Outras contas poderão ser incorporadas de acordo com a necessidade do orçamento da casa.  Estes cálculos, em detalhe debaixo de cada grupo de despesas, deverão ser lançados mês a mês.

No mundo ideal seria até interessante que, no começo do ano, a família fizesse um orçamento das despesas previstas para aquele período, e depois acompanhar os gastos reais mês a mês e compará-los com os gastos orçados para cada um dos meses. Ao serem lançadas essas despesas e deduzidas da renda familiar a cada mês, se terá uma noção exata da sobra ou falta do dinheiro no orçamento. Obviamente o ideal é que todos os meses sobre um pouco de dinheiro, que fará parte de uma conta de poupança. Esta conta servirá para suprir eventuais gastos inesperados, ou mesmo para formar uma reserva para gastos futuros, como uma viagem, troca de carro, emergência ou mesmo eventual troca ou compra de imóvel.

O importante neste processo é a disciplina de acompanhar os gastos e assegurar que a receita seja maior do que a despesa. Esta mesma metodologia, de certa forma, é feita pelas empresas para assegurar que elas tenham resultados positivos no final do exercício fiscal. Muitas pessoas perdem o controle dos seus gastos simplesmente por não saberem para onde seus recursos estão indo. Por isso, cuidar do orçamento é fundamental para quem deseja economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário