quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

“CARREIRA : QUE CAMINHO SEGUIR?”

Para escolher o caminho certo da carreira, pressupõe-se que a pessoa tenha bem definido onde quer chegar e por onde deve começar. Falando desse forma, parece simples, não é verdade? Mas nem sempre as coisas são tão simples como parecem...

Conceitualmente podemos dizer que existem cinco etapas importantes na carreira. Por isso é muito importante que cada pessoa descubra em que etapa ela se encontra. Além disso, as fases ocorrem de diferentes formas para cada pessoa, e a velocidade em cada uma delas também varia de indivíduo para indivíduo. Sem contar que as características e as competências individuais serão fatores chave nesta evolução.

ETAPA DO APRENDIZADO
Compreende os primeiros anos da carreira, onde a pessoa aprende as funções básicas do seu trabalho, desenvolve as primeiras competências e apreende como funciona uma organização, os seus processos, e as redes de relacionamento que fazem a empresa funcionar.

ETAPA DE COMPETIÇÃO
Em geral ocorre na primeira promoção do profissional. Nessa etapa a pessoa já começa a se identificar com a carreira, com os desafios que se apresentam, e se tudo isso está alinhado com os seus objetivos. Também nesta etapa começa a avaliar se os seus valores estão alinhados e identificados com a organização.

ETAPA DA CONSOLIDAÇÃO
Esta etapa se caracteriza pelo desenvolvimento e nivelamento da posição conquistada. Ou seja, para cada movimento de carreira na organização, ou para cada novo desafio apresentado, haverá uma fase de aprendizado, competição e consolidação. O mundo ideal é que de tempos em tempos isso ocorra numa carreira em evolução, mas nem sempre isso é possível em função da própria limitação da estrutura a organização. Às vezes, entender esta limitação é muito difícil para as pessoas.

ETAPA DA ESTABILIZAÇÃO (Plateau)
Ocorre quando o indivíduo atingiu seus objetivos de carreira, dentro do seu nível de ambição, e muitas vezes percebe a impossibilidade de promoções futuras , ao menos naquela organização. Nesta etapa muitas pessoas voltam a sua atenção para o trabalho em si, e para a melhoria e o aperfeiçoamento profissional que esta melhoria pode trazer. Geralmente esta etapa ocorre concomitantemente com uma determinada fase de idade, onde predominam os anseios de continuar contribuindo cada vez mais, mesmo que seja na mesma função. É uma etapa de maturidade profissional.
 

ETAPA DE DESVINCULAÇÃO
Esta etapa ocorre quando a pessoa já está buscando a aposentadoria ou mesmo outro tipo de trabalho que lhe traga maiores e melhores satisfações profissionais. Portanto não é uma fase de término da evolução da carreira, mas apenas uma nova fase em busca de desafios diferentes que muitas vezes ajudam no prolongamento da vida profissional. Existem pessoas que quando chegam nesta fase querem compartilhar os seus conhecimentos e experiências através de Consultorias, ou mesmo na vida acadêmica, dividindo com os profissionais menos experientes ou que estão ainda no início das suas carreiras.

Além dessas etapas que, de um modo geral todas pessoas acabam percorrendo mesmo quando possuem um negócio próprio, tem um outro dilema que é qual o caminho certo de carreira que devo seguir. No passado a trajetória de carreira, de um modo geral, seguia de forma linear, baseada na capacidade do indivíduo, do seu desempenho e oportunidade na organização.

Esta era a lógica que comandava há uns 50 anos atrás. Com o passar dos anos as organizações foram percebendo que muitas pessoas, que eram excelentes tecnicamente, foram promovidas dentro deste modelo à funções gerenciais, onde o principal desafio era comandar pessoas. Ou seja, eram funções de gestão. Isso provocou muitos problemas porque estes indivíduos que eram excelentes técnicos, se tornaram péssimos gestores.

As organizações atentas a esta situação introduziram o que vem a ser conhecido como "Carreira em Y". Ou seja, até um determinado ponto na carreira, as pessoas podem fazer um caminho comum de crescimento profissional. À partir de um determinado ponto para frente, elas tinham a opção de seguir uma carreira técnica ou gerencial, a depender das suas características e competências pessoais. Esta possibilidade de escolha de caminhos de carreira, foi e é até hoje uma revolução e uma grande melhoria na gestão de pessoas nas organizações. Isto tirou a pressão dos profissionais técnicos, motivados muitas vezes para ganharem mais, a assumirem posições gerenciais, que não tinha nenhuma afinidade com as suas características pessoais.

Neste processo de evolução da trajetória de carreira, mais recentemente, tem aparecido um conceito muito interessante que é a "Carreira em W". É uma evolução para atender as necessidades das organizações, as suas formas novas de trabalho, bem com abrir oportunidades inovadoras de caminhos de carreira para as pessoas. A carreira em Y, como eu comentei permite que as pessoas sigam por trajetos profissionais técnicos ou gerenciais. O modelo de carreira W, introduziu mais uma variável que é a alternativa de seguir uma carreira voltado para "Projetos". Acho pessoalmente, uma evolução importante na trajetória de carreira, que tem tudo a ver com os tempos modernos que vivemos, com as tecnologias disponíveis, etc.

O desafio que se apresenta para o indivíduo é: qual o caminho de carreira que eu gostaria de seguir na minha vida profissional? Somente esta pessoa poderá responder e definir o que deseja e o que tem mais a ver com a sua aptidão e desejos de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário