quarta-feira, 11 de março de 2015

NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL: MITO OU VERDADE?


Quantas vezes já ouvimos nas organizações, ou mesmo fora delas, que todo mundo é substituível. Será? Eu mesmo falei muitas vezes dessa forma quando era Executivo. Acho que os Líderes nas empresas gostavam e gostam de falar dessa forma, para que os colaboradores não se achem tão importantes e tão críticos para o negócio. Um pouco na linha de “quem desdenha quer comprar ”...
Atualmente com mais experiência, fazendo e revendo algumas reflexões do passado, acho que ninguém é substituível, contrariando o que sempre se falou. A minha visão hoje mais do que nunca, é que cada pessoa é única. Não é possível substituir uma pessoa por outra exatamente igual. Nem que seja um clone.
Basta olharmos exemplos no esporte, na arte e na literatura. Dá para substituir o Pelé? Dá para substituir Michelangelo? Dá para substituir um Churchill? E um Monet? E um Jorge Amado? E para finalizar a lista, Albert Einstein? 
Existem muitos exemplos que reforçam essa minha reflexão, de que não é possível substituir uma pessoa. Mas nem por isso o mundo parou, e outras pessoas tão geniais quanto estas, continuaram a aparecer. Isso mesmo. A genialidade e o conhecimento humano se somam, não são substituídas. Esta é a beleza do ser humano, e que faz a humanidade avançar.
As organizações talvez tenham que rever este conceito de que todas as pessoas são substituíveis e mudar para todas as pessoas são passíveis de sucessão. Neste processo, as empresas buscarão uma sucessão melhor do que o anterior, mesmo que isto nem sempre aconteça. É desta forma que as organizações melhoram as suas competências e por consequência, a sua produtividade e os seus resultados.
Isto é tão verdadeiro que, quando na empresa avalia o seu “pool” de talentos, através de um processo formal e estruturado, dá se o nome de discussão do “Plano de Sucessão” e não “Plano de Substituição”. O que se busca é identificar potenciais talentos na organização que possam assumir posições de maiores responsabilidades, especialmente nos diversos níveis de Liderança. 
Portanto, eu diria hoje aqui com os meus pensamentos que é um mito dizer que ninguém é insubstituível. Todos nós podemos ser sucedidos por outras pessoas, tão ou mais competentes do que nós mesmos, mas cada pessoa possui um talento próprio, assim como as virtudes e defeitos.
Se olharmos para a estrutura maior da nossa sociedade que é a família, dá para imaginar que um pai, uma mãe ou um filho podem ser substituíveis? Nem pensar, não é verdade? Cada um tem o seu brilho próprio, a sua característica, e esta diversidade de pessoas e talentos é que fazem o mundo ser interessante e divertido. Quantas vezes uma pessoa não serve para uma organização e na outra empresa desponta como um colaborador diferenciado e com muito sucesso.
Logo, a minha conclusão é a seguinte: As pessoas são sim insubstituíveis!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário