quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

POR QUE A CARREIRA DAS PESSOAS É IGUAL À DAS EMPRESAS?


Ao longo dos meus anos profissionais como Executivo de grandes multinacionais e hoje como Consultor, sempre tive a curiosidade de comparar a evolução da “carreira” das empresas com a carreira das pessoas.
Na prática todo mundo sabe que existem empresas que começam bem pequenas, evoluem, crescem e se tornam organizações muito bem sucedidas. Por outro lado, nos deparamos com outras empresas que começam bem e ao longo da sua trajetória encontram dificuldades. Muitas vezes elas fracassam, são engolidas pela concorrência ou não conseguem ter uma boa gestão do seu negócio.
Se observarmos bem, isso também ocorre com a carreira das pessoas. Muitas pessoas começam de baixo e ao longo dos anos conseguem ser muito bem sucedidas na sua profissão. Da mesma forma outras pessoas acabam não tendo este mesmo sucesso ao longo da sua carreira. Claro que existem muitas variáveis, tanto para as empresas, como para as pessoas que influenciam para que elas possam ter sucesso. O fato é que existe uma similaridade na construção da carreira da empresa com a das pessoas. De um modo geral, a maioria das pessoas não presta a atenção, o que é uma pena, pois poderia ser uma fonte de ensinamentos valiosa. Tentarei descrever abaixo alguns pontos essenciais que são similares para a carreira de ambos: empresas e pessoas.
TER UM OBJETIVO BEM DEFINIDO
É muito difícil se alcançar o sucesso quando não se tem um objetivo, ou uma meta muito bem definida do que queremos alcançar no futuro. Isso ajuda tanto às empresas como às pessoas colocarem foco e saberem para onde vão.
TER UM ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO
Saber para onde vai, ter metas bem claras é muito importante, mas precisa também ter uma estratégia bem definida de como alcançar essas metas e objetivos. A estratégia e o planejamento servem como uma “visão” antecipada daquilo que se quer realizar , tanto quanto empreendedor ,como do ponto de vista da carreira.
FOCO NA EXECUÇÃO
Não adianta nada ter foco, objetivo, estratégia se não tiver um plano de ação para executar aquilo que foi planejado. Talvez este seja o elemento mais crítico para ambos alcançarem o sucesso.  Ao longo da minha vida profissional observei empresas e profissionais que tinham uma excelente estratégia de crescimento, mas sucumbiram por falta de um plano de ação, ou de execução daquilo que desejavam realizar.
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS
Uma empresa assim como um profissional, irá se destacar no campo que atua pelo desenvolvimento das suas competências. Tanto a organização como as pessoas terão que enfrentar concorrentes, e se destacarão à medida que possuirem competências diferenciadas e acima dos competidores.
DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO
Hoje a empresa ou o indivíduo que não esteja permanentemente se desenvolvendo, se tornará obsoleto muito rapidamente. A Economia, as tecnologias, os mercados mudam numa velocidade gigante e se faz necessário rever-se enquanto produto, qualificações, etc. para manter a competitividade em tempo integral. Gosto de uma metáfora que traduz bem esta situação:  As empresas e os indivíduos têm que subir uma escada rolante que desce. Esta escada representa o mercado, a economia, etc. Portanto, para manter-se no mesmo degrau da escada, tanto empresa como a pessoas precisam continuar caminhando, caso contrário irão parar no pé da escada. Se os mesmos quiserem crescer, precisarão andar mais rápido do que a própria velocidade da escada. Importante lembrar que estes precisam subir numa escada rolante que desce!!
Esta talvez tenha sido a maior mudança dos últimos 50 anos. Trocaram a escada fixa, por uma escada rolante que desce com o advento das tecnologias, e da própria globalização.
Eu poderia continuar dando exemplos da similaridade entre a carreira das empresas e das pessoas. Creio que os exemplos acima deixam claro esta semelhança. O que os profissionais precisam fazer é serem mais observadores com relação às organizações. É uma fonte inesgotável de ensinamentos para que possamos cuidar melhor e mais efetivamente das nossas carreiras.
Se ficarmos atento a esses movimentos, nunca seremos surpreendidos e com certeza tanto a empresa como as pessoas, serão muito bem sucedidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário