quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ACABARAM AS FÉRIAS: HORA DE RETOMAR O TRABALHO


Tudo o que é bom acaba logo, não é verdade? Pois é, as férias estão terminando e agora é hora de planejar e focar no trabalho a ser realizado no ano. A sensação quando se retorna ao trabalho é que não se sabe muitas vezes por onde começar, o que é muito normal... Por isso neste momento, é importante o profissional se organizar e estabelecer objetivos bem claros dos projetos e metas que deseja realizar durante o ano.
A tendência é começar o ano executando as tarefas do dia a dia, entrando na roda viva do trabalho sem muito planejamento, ou mesmo sem muita visão. Ter foco na execução, é muito bom, desde que seja na execução correta, dentro da prioridade desejada e que se tenha dedicado um tempo ao planejamento antes de executar.
Nós brasileiros, culturalmente temos a tendência de planejar pouco e sair executando. Muitas vezes por conta disso, temos que refazer o trabalho, corrigi-lo várias vezes ao longo do processo. Na maioria dos Países desenvolvidos os profissionais gastam muito mais tempo no planejamento, para que se economize tempo na execução e se evite o retrabalho. A consequência é que o nível de produtividade nestes Países tende a ser muito superior ao nosso.
A minha sugestão é que, antes das pessoas saírem executando, procurem fazer um planejamento para o ano. Algumas perguntas talvez possam ajudar nesta reflexão:

- Quais são as minhas metas e objetivos para o ano?

- Quais são as minhas principais prioridades?

- Eu tenho os recursos necessários para a execução do meu trabalho?

- Qual é grau de importância de cada um destes objetivos?

- Como estes objetivos estão distribuídos ao longo do ano?

- Qual é o plano de contingência para assegurar a execução destes objetivos?

Enfim, poderíamos continuar listando uma série de perguntas para ajudar no planejamento e na organização das prioridades do trabalho. O risco de não fazer isso é selecionarmos as prioridades erradas e não agregarmos o valor aos resultados esperados.
Existem pessoas que trabalham muito, porém de forma errada. Elas acham que fazer muito, executar muito, ter longas horas de trabalho é sinal de produtividade, o que é um grande engano. É melhor trabalhar de forma seletiva, bem focada, agregando o máximo de valor para o resultado. Muitas vezes na minha vida profissional me deparei com profissionais que achavam que ser produtivo era estar bastante ocupado. Eles se frustravam quando viam outro colega ser promovido em seu lugar. Existe uma máxima que diz: “Quem ganha corrida é cavalo de corrida e não burro de carga”. Planejar e escolher corretamente as prioridades vem de encontro a esse ditado.
O ano está começando e desejo a todos os profissionais que façam um bom planejamento. A execução será com certeza um sucesso e o resultado melhor ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário