quarta-feira, 12 de novembro de 2014

VOCE SABE DE FATO O QUE É UM TRABALHO EM TIME?


Gosto muito de uma frase do Michael Jordan, uma das maiores estrelas do basquete mundial: “Talents win games, team work wins championship”. Traduzindo: “Talentos ganham jogos, trabalho em time ganha campeonatos”.
Essa expressão traduz plenamente o conceito e a importância de se  trabalhar em time. Talvez este seja o maior desafio das empresas nos tempos modernos. Até porque todas as pessoas e as áreas nas organizações estão cada vez mais conectadas. Para que isso possa funcionar bem, é necessário que se tenha um alinhamento das pessoas para o sucesso. Este alinhamento implica em algumas condições conforme segue:
- Compromisso com o objetivo comum
- Visão do resultado esperado
- Todos entendem o seu papel e responsabilidade
- Excelente relacionamento interpessoal
- Claro entendimento do passo a passo do processo
Estas condições são fundamentais para que um time possa funcionar e trabalhar na mesma direção, compartilhando a busca de um objetivo comum. Sem esta pré-condição fica muito difícil imaginar que as pessoas se alinharão e se engajarão num trabalho dessa natureza. Bom, mas isto é suficiente para se obter sucesso trabalhando em time? Infelizmente não... Existem muitas outras condições que são necessárias para que isto ocorra com êxito, como veremos a seguir.
FOCO
O triunfo do funcionamento de um time, depende de muitas coisas, mas eu diria que o primeiro elemento crítico é assegurar que todos tenham o mesmo foco. Se cada membro de um time tiver um foco diferente ou individualista, certamente ficará muito difícil para a equipe funcionar de forma plena e satisfatória.
CONFIANÇA
Este é outro elemento que deve que está presente para um time funcionar. A Confiança é o fio condutor dos relacionamentos entre pessoas. Não é possível se conseguir um nível de relacionamento produtivo e efetivo se não houver confiança plena entre os participantes.
OBJETIVOS CLAROS
Muitos times acabam não tendo sucesso como desejariam, por absoluta falta de clareza nos objetivos. Aliás, este é um dos grandes problemas dos Líderes na gestão das suas equipes. As pessoas não conseguem se engajar num projeto de forma adequada quando não conseguem entender claramente os objetivos propostos.
COMPROMISSO
O sucesso de uma equipe depende de forma intensa deste elemento. Para que todos desempenhem e busquem os objetivos e metas propostas, é necessário que haja um alto grau de compromisso entre os seus participantes. Não basta apenas o interesse em atingir determinados objetivos e metas, é preciso estar envolvido de corpo e alma no processo.
IMPLEMENTAÇÃO
Não adianta um time ter metas claras e objetivos, se não implementá-los. Existem histórias de muitas empresas, dos mais variados tipos, que tinham grandes estratégias para os seus negócios, porém sucumbiram por não saber como executá-las. De nada adianta ter grande ideias, projetos, planos se estes não forem efetivamente praticados.
PERFORMANCE
Para uma equipe ter sucesso, é preciso que todos os seus membros performem ou desempenhem no mais alto nível possível. O resultado de um time depende muito de como os seus membros buscam os resultados e desempenham dentro das suas funções e posições. É como um time de futebol. Não adianta os atacantes terem um ótimo desempenho, se a defesa for ruim e o balanço final do resultado for negativo.
VISÃO FUTURA
Um bom grupo é aquele que tem no seu DNA um olhar para frente, que os seus membros sejam visionários e consigam imaginar os resultados que devem atingir, fruto do seu trabalho e das suas decisões. A combinação da ação no curto prazo, com a visão do longo prazo é que faz o time ser bem sucedido.
CELEBRAÇÃO
O reconhecimento e comemoração dos resultados de uma equipe, são tão ou mais importantes do que os demais elementos. Ao celebrar as suas conquistas, o time revigora as suas forças e se fortalece para os desafios futuros.
Em resumo, o trabalho de equipe vai muito além de agrupar pessoas e imaginar que, apenas pelo fato delas estarem juntas, funcionarão como um verdadeiro time. Há necessidade de uma preparação muito bem feita para que os grupos possam de fato corresponder às expectativas desejadas. Nos últimos tempos tem-se falado muito de Liderança, mas bem pouco de como Trabalhar em Time. As gerações mais novas, desejam e buscam muito mais a conexão, o compartilhamento, as redes e o trabalho conjunto para atingir os seus objetivos, do que uma Liderança que possa solucionar todos os seu problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário