quarta-feira, 5 de novembro de 2014

QUAL É A EMPRESA DOS MEUS SONHOS ?


Todo mundo, quando começa a sua carreira ,sonha em encontrar uma empresa que permita ao profissional se desenvolver, construir a sua carreira, ter perspectiva futura, ter uma remuneração digna e compatível com as suas responsabilidades e ambições.

Por outro lado as empresas sonham em encontrar os profissionais mais talentosos no mercado, que possam atrai-los para que estes agreguem o máximo de valor ao seu negócio. Para que estes sonhos se tornem realidade existem alguns ingredientes importantes que podem ajudar as empresas a serem mais atrativas, e os profissionais interessados, em fazer parte delas.

EXCELENTE COMPANHIA

Toda empresa quer ser vista como tal, e todas as pessoas gostariam de trabalhar numa excelente companhia. A primeira coisa que a empresa precisa ter é um excelente ambiente de trabalho, onde as pessoas sintam que fazem a diferença, e se sintam valorizadas. Há muitas empresas que “coisificam” as pessoas, e claro as pessoas não se engajam neste tipo de organização. O ambiente tem que ser  “colaborativo” internamente e “competitivo” fora. Não o inverso, como muitas vezes encontramos por aí.

Outro aspecto importante numa excelente companhia, são as práticas de trabalho e a condução ética nos negócios. Isso leva as pessoas a se identificarem com os valores da empresa, e por consequência se engajarem mais profissionalmente.

EXCELENTE TRABALHO

Todas as pessoas buscam ter uma atividade que lhes permita o seu crescimento pessoal e profissional. Muitas vezes as empresas transformam as pessoas em “tarefeiros”, onde o trabalho não tem significado do ponto de vista de desenvolvimento profissional. Cada função numa organização tem que ser vista como um “projeto de desenvolvimento”. Se as empresas fizessem isso, transformariam muito dos seus serviços enfadonhos em projetos atrativos que ajudariam os colaboradores no seu desenvolvimento. Outro aspecto importante no trabalho é dar autonomia para as pessoas colaborarem com o máximo do seu potencial. Isso faz com que a atividade se torne desafiadora e estimulante. Por ultimo um excelente trabalho tem que permitir que as pessoas cresçam profissionalmente e possam melhor se preparar  para os próximos passos de carreira.

GRANDES LÍDERES

As pessoas não se demitem da empresa, mas sim dos seus chefes. Quantas vezes nós já escutamos esta frase? O Líder dos tempos modernos são aqueles que conseguem ter um ótimo balanço entre a gestão de pessoas e de resultados. São aqueles que se comportam muito mais como “Coaches”, dando direcionamento e orientando a sua equipe, do que simplesmente se comportando como “Chefe” dos tempos antigos. São Líderes consultivos, que tomam decisões de forma participativa envolvendo todos os integrantes na decisão. As pessoas buscam nos seus Líderes, um profissional preparado para auxilia-las nos seu trabalho, que seja um “recurso” disponível para orientá-las no melhor encaminhamento das soluções dos problemas ou da busca do resultado.

REMUNERAÇÃO ATRATIVA

Para completar o quadro das empresas do sonho, não poderíamos deixar de fora, o tema da remuneração. As pessoas buscam empresas que possuam um pacote de remuneração e benefícios atrativos e competitivos. Que existam possibilidades para receberem mais de acordo com o seu desempenho e também de acordo com o resultado do negócio. Se quisermos que as pessoas tenham comportamentos como “sócios do negócio”, precisamos também ter um sistema que compartilhe parte do ganho, com aqueles que contribuem para o resultado. Além dos aspectos de remuneração direta, também existem vários elementos importantes como a flexibilidade de horário, balanço de qualidade de vida, e outros reconhecimentos que poderíamos chamar de “remuneração psicológica”.

Ser a empresa dos sonhos das pessoas não é tão difícil como imaginamos.  A empresa que minimamente consegue ter estes princípios presentes, certamente atrairá e reterá os melhores talentos. E não é preciso dizer que  quem tem os melhores talentos, certamente também terá os melhores resultados de negócio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário