quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MUDANÇA: A ÚNICA COISA PERMANENTE NA VIDA


Em 1900 a expectativa de vida nos Países  Desenvolvidos era de 47 anos, na década de 80 essa média subiu para 65 anos, neste milênio ela está em torno de 76 anos, e provavelmente em 2100 chegará aos 100 anos ou mais.
Você consegue se imaginar sem um computador ou um celular nos dias de hoje?  Pois é... os PCs surgiram em 1981 e telefone celular em 1983. É incrível como essas coisas mudaram as nossas vidas, e parecem que já existiam há muitos anos. Hoje mais de 90% da população tem telefone celular e o número de aparelhos  supera de longe o número de habitantes.
Em matéria de comunicação, a revolução que os e-mails  provocaram, é inimaginável. Recordo quando no começo da minha carreira na década de 70, uma única correspondência para o exterior levava no mínimo uma semana, e outros tantos dias para receber a resposta.
No futuro, através da biotecnologia seremos capazes de produzir sustento em áreas desérticas, bem como em áreas geladas. Isso permitirá aumentar a produção de alimentos numa escala jamais vista. No campo da saúde da mesma forma, o sequenciamento do DNA nos permitirá produzir medicamentos para prevenir doenças e não apenas corrigi-las. Toda esta tecnologia já está disponível, e sabe lá Deus o que mais virá pela frente nas próximas décadas.
E nós? Estamos preparados para lidar com todas essas mudanças? O ser humano embora saiba que a mudança é a única coisa permanente na vida, lida com muita dificuldade e temor quando ela ocorre.
O ciclo natural da mudança, e a nossa resposta, segue um caminho que se inicia com a Negação ou dificuldade  de entender  de pronto o que está acontecendo. Na sequência vem a Resistência, questionamento dos porquês de mudar, de sair da zona de conforto. O próximo passo é a Exploração, curiosidade de saber quais são os prós e contras uma determinada mudança. E por ultimo o Comprometimento, que é na verdade, o entendimento dos benefícios que a mudança proporciona. Todos nós passamos por este processo, com maior ou menor dificuldade em cada etapa, e em velocidade do ciclo diferente, mas ninguém escapa.
Alguns fatores influenciam a nossa resposta à mudança como o fator surpresa, a magnitude da mudança, a velocidade que ela ocorre e o impacto pessoal direto. Quanto mais estivermos preparados para lidar com esses fatores, mais fácil será para gerenciar a mudança. Por falar em gerenciar a mudança, existem certos elementos que são críticos para melhor respondermos a este processo.
O primeiro elemento é o nosso Posicionamento, que abrange a nossa capacidade de adaptação em diferentes situações. Dentro deste mesmo item poderíamos também incluir a nossa facilidade de ter abertura às transformações, que é capacidade de aceitar novas ideias, abordagens, etc. E para fechar, o fator da persistência que é a capacidade de perseverar diante da mudança.
O segundo elemento é como Gerenciar a Si Próprio, que é a capacidade de aumentar a resiliência em situações mais diversas. Dentro deste item existem alguns fatores críticos que são o conhecimento que temos das nossas reações, como controla-las e a confiança que temos na nossa habilidade de lidar com as situações que se apresentem.
Por último, e não menos importante ,é o Construir o Futuro que é a nossa capacidade de visualizar os benefícios trazidos pelo novo. Para isso é necessário se ter claramente a visão do futuro, os resultados que serão produzidos e o crescimento positivo da mudança.
Outro fator crítico num processo de transformação, é compreendermos que existem coisas que Controlamos, coisas que Não Controlamos e outras que Influenciamos.  A analogia que podemos usar são as Estações do Ano. Nós não as controlamos, porém gerenciamos sim o nosso comportamento diante de cada período sazonal.  Por exemplo, se estamos no inverno, nos agasalhamos mais para poder lidar com o frio, isso nós controlamos  e assim por diante.
Finalizando, deixo algumas dicas para lidar melhor com a mudança:
1-    Mude  uma coisa de cada vez
2-    Pense em soluções possíveis
     3-    Estabeleça uma meta a ser alcançada
4-    Projete os benefícios da mudança
5-    Avalie o progresso
6-    Não desista quando os obstáculos aparecerem
7-    Comemore a conquista....

Nenhum comentário:

Postar um comentário