quarta-feira, 19 de novembro de 2014

QUER TER SUCESSO? APRENDA A TRABALHAR EM TIME


Ao longo da minha vida profissional eu percebi que aquelas pessoas que tinham mais facilidade para trabalhar em time, eram as que acabavam tendo mais sucesso. As empresas de um modo geral, sejam pequenas ou grandes, dependem muito de como os seus profissionais conseguem combinar o seu desempenho individual, com a sua contribuição para o resultado coletivo. As áreas das organizações, estão muito interconectadas o que obriga as pessoas a desenvolverem suas competências para trabalharem em time. Vocês podem estar perguntando: Quais são essas habilidades críticas para se trabalhar bem em time e ter sucesso?  Aí vão algumas dicas para lhe ajudar nesta tarefa:
SABER OUVIR
Parece simples, mas não é. Estou falando de desenvolver uma “escuta ativa”, que tem a ver com entender claramente o que o outro está falando, como ele pensa, e  o que de fato está comunicando.  Quais são os pontos que devemos desenvolver para melhor praticar a escuta ativa? Seguem algumas informações que podem ajudar:
- Ouvir sem interromper com frequência
- Evitar julgar prematuramente
- Ouvir com atenção
- Aceitar o argumento do outro
- Ter paciência para aguardar a finalização da conversa
 
INFLUENCIAR
Esta é outra competência que, quem trabalha em time tem muito bem desenvolvida. Não é fácil a gente conseguir influenciar outras pessoas, especialmente no ambiente de trabalho, quando muitas discussões estão rolando. A nossa postura muitas vezes vai na direção contrária, ou seja, muitas vezes  queremos impor as nossas ideias e vontades, e ao final percebe-se que a coisa não funciona deste jeito. Para se conseguir influenciar corretamente as outras pessoas, é necessário desenvolver a nossa capacidade de persuasão. Quais são os pontos de devemos desenvolver  para aumentarmos a nossa capacidade de persuasão? Algumas dicas para você refletir:

- Simpatia – É a capacidade de fazer as pessoas gostarem de nós, e sentirem que
  gostamos delas
- Reciprocidade – Devemos retribuir as colaborações e os favores que
  recebemos
- Comportamento Social – Nossa capacidade de desenvolver o senso de
  pertencer
- Compromisso e coerência – A capacidade de alinhamento com os outros
- Autoridade – A demonstração de que dominamos um determinado assunto
- Escassez – A referência que temos algo que é escasso num time

COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Poderíamos traduzir esta competência em “Comportamentos” desejados para uma pessoa trabalhar bem em time. Existe uma máxima em Gestão de Pessoas que é: “Contratamos por Competência e Demitimos por Comportamento”. Infelizmente é isto mesmo que ocorre na prática. As pessoas acabam não tendo sucesso nas suas carreiras muito mais por comportamentos inadequados do que por falta de competências propriamente ditas. Em se tratando de trabalhar em time, esta máxima se revela ainda muito maior.  A pergunta é : Quais são os pontos críticos da competência interpessoal? Aí vão algumas orientações:
- Autoconhecimento – Conhecer as suas fortalezas e áreas de
  desenvolvimento
- Empatia – A capacidade de se colocar no lugar do outro
- Assertividade – Habilidade de expressar pensamentos e sentimentos de
  forma clara e honesta, sem agredir o outro
- Responsabilidade – Ser protagonista das suas ações e não apenas das
  ações dos outros, e com isso, contribuindo para time

Existem muitas outras competências e comportamentos que precisamos ter e demonstrar para trabalharmos e termos sucesso no trabalho de time. Como por exemplo, compartilhar conhecimento, experiências, ajudar outras pessoas que fazem parte da equipe, respeitar as posições e os pensamentos dos outros, e participar ativamente para o sucesso do coletivo. Quanto mais refletirmos a respeito das competências e comportamentos que devemos desenvolver, maiores serão as nossas chances de sucesso profissional, num mundo que funciona interconectado e em redes.

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