quarta-feira, 26 de novembro de 2014

PORQUE É TÃO DIFÍCIL SER GESTOR DE PESSOAS?


Um dos maiores desafios na carreira dos profissionais é quando estes são promovidos para uma posição de Liderança. Muitas vezes sonhamos com o “bônus” da função, mas não avaliamos bem o “ônus” que vem junto com esta responsabilidade.
Para ajudar nesta reflexão eu gostaria de compartilhar com vocês algumas visões que eu considero importante para aqueles que já se tornaram Gestores, ou estão a caminho de se tornarem um deles. Vejamos então alguns conceitos que possam nos ajudar nesta reflexão. 

O Gestor ou Líder é aquele que consegue ter um ótimo balanço entre gestão de pessoas e gestão de resultados, além de conseguir dar significado ao trabalho das pessoas. Ele identifica necessidades e sonhos de indivíduos e grupos. Sua ação transforma a “visão” da empresa em uma ideia a ser perseguida, desejada, querida por aqueles que nela atuam. O grande problema das empresas hoje é a pressão por resultados, que é muito grande. Então a maioria das lideranças fica focada nos números, no negócio, e pouco em gestão de pessoas. 

O bom Gestor consegue fazer um balanço entre cuidar do negócio e das pessoas. É  aquele que está presente, que conhece seus liderados, que conhece as aspirações de cada um, busca ajuda-los no desenvolvimento, e é “inspiracional”. Através da sua visão leva as pessoas a pensarem na empresa, no futuro, na construção do negócio, e com isso acaba sendo um líder inspirador.
 
É um indivíduo que comunica de forma engajadora. Engajar é unir pessoas em torno de um objetivo comum. E por que isso é importante hoje? Para você atingir os desafios de negócios, os resultados que as empresas precisam, não basta que as pessoas estejam na empresa. Elas precisam estar engajadas, para mudar a estratégia, fazer coisas muito rápidas e isso só se consegue fazer se todos estiverem juntos e engajados.  

O Gestor precisa desenvolver novas competências e valores que irão nortear o desempenho e o comportamento da sua equipe. Precisa assegurar que as pessoas compreendam os valores organizacionais que fazem parte da cultura da empresa. Abaixo alguns exemplos de competências e valores organizacionais:  

COMPETÊNCIAS
VALORES
Liderar Estrategicamente
Confiança no Ser Humano
Dar Direcionamento
Comunicação Direta
Promover Alinhamento
Oportunidades Iguais
Estimular o Desempenho
Parceiro do Cliente
Energizar Pessoas
Ética e Integridade
Desenvolver Pessoas
Respeito Amplo
Ter Habilidade Política
Inclusão
Criar senso de Visão e Propósito
Transparência
Ter Habilidade Administrativa
Humildade

 Detalhando um pouco mais as competências: 

Liderar Estrategicamente: traduzir a estratégia da empresa em ações a serem realizadas;
 
Dar Direcionamento: falar para as pessoas para onde a equipe deve ir;

Promover Alinhamento: alinhar a equipe, trazer todo mundo remando para o mesmo lado, mesmo objetivo;

Estimular o Desempenho: animador de desempenho, encontrar em cada pessoa a sua qualidade e potencial para transformar em desempenho, ser um estimulador.

Energizar Pessoas: O Gestor é um comunicador por natureza, que gera energia no time, e sabe gerar um bom ambiente na equipe;

Desenvolver Pessoas: Para o Gestor é fundamental ser coach - desenvolver pessoas, saber os gaps que cada um tem e como trabalhar esses gaps;

Ter Habilidade Política: habilidade política é diferente de fazer politicagem. Ter habilidade política é saber quais guerras vale a pena enfrentar. Consegue conquistar terreno, consegue dar importância para a área, faz a área ser valorizada dentro da empresa, tem prestígio.

Criar Senso de Visão e Propósito: O Gestor  é uma pessoa visionária, que sempre está olhando o futuro. Ele tem que ter a capacidade de transformar aquilo que lidera na coisa mais importante dentro da empresa. E transmite isso para os liderados

Ter Habilidade Administrativa: O bom Gestor tem que saber parar e cumprir as exigências administrativas da empresa. Deve cumprir aquelas coisas que toda empresa tem: estabelecer metas, formalidades, etc.

 Detalhando um pouco mais os Valores:  

Confiança no Ser Humano: onde não há confiança não há possibilidade nenhuma de se trabalhar conjuntamente, ou de se organizar. Confiança no ser humano é acreditar nos seus liderados, ter confiança que essas pessoas podem melhorar seu desempenho, que elas possam ir além do que acreditam. Confiança no ser humano é um valor importante.

Comunicação Direta: é não ter agenda escondida. Olho no olho, é o líder que fala as coisas boas e fala as coisas não tão boas, mas que precisam ser faladas. É a  segurança do liderado de que não existe nada oculto, e que ele não vai receber feedback através de terceiros.

Oportunidades Iguais: o Gestor tem que valorizar oportunidades iguais e não tratamentos iguais. Todo mundo tem a mesma oportunidade, quem se destacar, quem tiver uma performance melhor ou quem tiver um potencial melhor, vai ter tratamento desigual. Mas todos terão oportunidades iguais. Isso é um valor importante para engajar as pessoas.

Parceiro do Cliente: é um valor que o Gestor tem que passar para as pessoas. A razão da existência de uma empresa é o cliente, afinal é ele quem paga a conta. O sentido de servir ao usuário é altamente engajador, fazer com que as pessoas pensem: nossa principal motivação é servir ao cliente. Fazendo isso, trazemos de volta o resultado.

Ética e Integridade: é um valor universal, mas extremamente importante. Não vale qualquer coisa, nós vamos fazer negócio dentro da ética, de princípios, de forma íntegra. O produto bom é aquele que vai para o cliente que volta. Temos que passar essa mensagem, e isso só é feito quando você age com integridade e ética.

Respeito Amplo: respeito à cidadania, as pessoas que trabalham na organização, ao meio ambiente, pela autoridade formal existente, às leis. É a deferência na forma mais ampla que possamos imaginar. Não é só respeito pelo meio ambiente, é respeito ao cidadão.

Inclusão:. Temos que ter inclusão na empresa e nisso entra: homens, mulheres, negros, orientais, jovens, de escolas de primeira linha e de escolas não tão boas. Quando você tem um grupo heterogêneo, onde há inclusão de vários segmentos, de raça, origem, etc, a diversidade de pensamento é o que traz as várias formas de ser. A inclusão, além de ser social é uma questão vital para o negócio pois traz pontos de vista diferentes.

Transparência é um valor muito importante. OGestor que lidera um time tem que demonstrar que existe transparência em tudo o que se faz. Ou seja, as coisas são abertas, existe comunicação direta – aqui ninguém vai ser surpreendido com nada. As pessoas terão feedbacks reais, verdadeiros e honestos.

Humildade é um valor agregador. O líder tem que ter humildade de mostrar para as pessoas que ele não sabe tudo. Tem que ter humildade de mudar, de admitir que alguém da equipe tem uma ideia melhor, sem querer fazer o seu pensamento prevalecer, somente por ser o líder.   

Em resumo, poderíamos definir que é a liderança que dá significado às pessoas e aos negócios.

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