quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PESSOAS SÃO O MAIOR ATIVO DAS EMPRESAS…QUEM JÁ NÃO OUVIU ISSO?


Quando falamos em medir o ativo financeiro de uma empresa, de um modo geral, é muito fácil fazê-lo, pois trata-se de um ativo tangível. A medição deste ativo, geralmente representa uma fotografia do passado e na verdade serve para avaliação dos resultados alcançados. Faz parte do Balanço Financeiro das empresas.
Também sabemos que os ativos tangíveis das empresas só produzem resultados se a eles forem adicionados o talento e a capacidade das pessoas. Mas se as pessoas são o maior ativo das empresas, como medir os resultados deste ativo? Esta é a questão!
Muito se tem falado a respeito disto, porém poucas empresas conseguem medir os seus ativos intangíveis, neste caso, o valor agregado do trabalho das pessoas.
De fato, medir este ativo é uma das tarefas mais difíceis e desafiadoras que os gestores de pessoas têm à sua frente.Há quem diga que, por ser intangível, é impossível de medir. Será que isto é verdade? Ou será que este resultado de fato nunca foi apurado, embora intuitivamente todos saibam que ele existe? Ou será que as empresas acostumaram a fazer a medição dos ativos tangíveis, por ainda viverem uma mentalidade da era industrial, não atentando para o fato de que vivemos em plena era do conhecimento? Será que ao invés de medirmos os resultados do passado, temos que começar a medir o que traz os resultados para o futuro? 


Porque será que as empresas de tecnologia ou líderes nos seus segmentos possuem um valor de mercado muito superior ao seu valor contábil? Obviamente que não são os seus ativos tangíveis a razão desta apreciação, pois estes já estão refletidos no balanço financeiro da empresa.  Todos os demais ativos intangíveis de uma forma ou de outra dependem do talento humano para serem produzidos. Sejam novas invenções, novas marcas, novas tecnologias, novos processos, etc. Tudo depende do ativo humano na era do conhecimento.


A boa notícia é que existe metodologia hoje para medir o Retorno Sobre o Investimento do Capital Humano, ou mesmo medir o EVA do Capital Humano.  Indicadores como Receita Bruta do Capital Humano, Custo do Capital Humano, Valor agregado do Capital Humano, etc., já estão sendo desenvolvidos para que, finalmente , as organizações possam começar a medir de forma concreta a contribuição do ativo humano para o resultado do negócio. Além destes indicadores "financeiros"do Capital Humano, o Balance Scorecard vem agregar uma valiosa ferramenta para interligar as pessoas e suas contribuições para a estratégia e o desempenho dos negócios.  


À partir do momento em que as organizações começarem a medir a contribuição do Capital Humano para os seus negócios, aí então poderão falar de boca cheia e de forma concreta que as PESSOAS SÃO OS SEUS MAIORES ATIVOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário