quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CUIDANDO DO SEU MAIOR PATRIMONIO: A CARREIRA


Quem não nasceu em berço de ouro, em termos de profissão, tem que cuidar bem da sua Carreira para poder progredir econômico e socialmente. A profissão,ou melhor, a Carreira é de fato o seu maior patrimônio.  É interessante observar, que muitas vezes as pessoas se dedicam mais a cuidar do carro, do terreno que comprou, ou mesmo da própria moradia, com muito mais afinco do que da Carreira. Entretanto todos aqueles bens patrimoniais foram frutos do seu trabalho e da sua Carreira.
Eu sou muitas vezes questionado sobre o melhor caminho para se cuidar e planejar a Carreira. Parece simples, mas não é uma tarefa fácil. Tem muita gente que cuida da Carreira, no melhor estilo Zeca Pagodinho..."deixa a vida me levar, vida leva eu"...  As vezes este comportamento dá certo, a pessoa tem sorte, e acaba bem, mas na maioria das vezes este modelo não leva a pessoa onde ela deseja. Planejar a Carreira, é como planejar um negócio, precisa muito conhecimento, estratégia, objetivos claros, e uma disciplina Tibetana para executar as ações. Quando eu penso nesta situação, automaticamente lembro da Carreira das empresas.  Há no meu ponto de vista uma similaridade muito grande entre a “Carreira das Empresas” com a “Carreira dos Indivíduos”.  Segue abaixo alguns pontos que eu vejo muito comuns entre as duas situações:

- Precisa ter uma estratégia clara
- Precisa definir claramente os objetivos
- Precisa conhecer os pontos fortes e a desenvolver
- Precisa investir constantemente nos seus produtos
- Precisa inovar e renovar
- Precisa conhecer o mercado
- Precisa avaliar o resultado financeiro
- Precisa executar as ações propostas
- Precisa avaliar os resultados e corrigir a rota

Então vejamos: quem não tiver uma estratégia clara e objetivos bem definidos tanto de negócios como de Carreira, com certeza não saberá para onde quer ir e como chegar lá. Como dizia Sêneca, “não há um porto seguro, para quem não sabe para onde vai”.  Portanto uma empresa ou uma pessoa precisam ter objetivos e estratégias claras para terem sucesso no seu empreendimento.
Uma vez que isto esteja definido, será preciso avaliar o “Portfólio de Produto/ Conhecimento” para saber se está competitivo com o mercado.  Tanto uma empresa como um indivíduo precisam assegurar que aquilo que vão oferecer para o mercado, é interessante e desejável. Caso contrário o potencial comprador irá comprar o produto de outra empresa, ou contratará um outro profissional. 
Outro ponto crítico tanto para a empresa como para o indivíduo é dominar e conhecer plenamente a sua área de atuação. Isso vale para o mercado de produtos, quanto o de trabalho. Ao conhecer efetivamente o mercado, nas duas situações, tanto a empresa como o indivíduo poderão desenvolver produtos e conhecimentos que possam atender os interesses e as demanda do negócio.
Para uma empresa ou um indivíduo se manter atrativo no mercado, precisará estar sempre inovando e se reinventando enquanto produto para atender as necessidades e as exigências dos clientes.  Parou no tempo,  a concorrência vem e toma conta do lugar com muita rapidez. Quanto mais dinâmico for o mercado, mas necessidade se terá para constantemente lançar novos produtos ou adquirir novos conhecimentos e tecnologias.
Todas essas ações e decisões, precisam ser respaldadas por um retorno financeiro que seja atrativo para o investimento. Uma empresa   vai investir no desenvolvimento de novos produtos, novas fábricas, etc. ,se ela tiver certeza que terá retorno financeiro da aplicação. Da mesma forma um indivíduo vai investir em novos conhecimentos, educação, tecnologia se estiver claro que terá retorno deste investimento, do ponto de vista de oportunidades no mercado, bem como na progressão da sua carreira.
Por último toda empresa avalia de tempos em tempos os resultados obtidos das suas ações e aplicações, para determinar novos investimentos, ou mesmo descontinuidade de determinadas linhas de produto, fabricação, etc. Desta mesma forma o indivíduo deverá avaliar se a estratégia e o resultado da sua progressão de Carreira, está efetivamente trazendo os resultados esperados. Caso negativo talvez terá que repensar ou redirecionar a sua Carreira.
Resumindo, se as pessoas prestarem mais atenção como as empresas conduzem as suas “Carreiras”, poderão ter grandes aprendizados para cuidarem melhor do seu maior patrimônio: A Carreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário