quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O AVANÇO DA COMPLEXIDADE

Nestes últimos dias tenho pensado bastante entre estas duas idéias: o que é complicado e o que é complexo. Confesso que estou com saudades de um mundo complicado, onde apesar das dificuldades era possível se encontrar uma solução. O mundo evoluiu para tempos complexos em todos os sentidos, e agora esta ficando cada mais difícil encontrar soluções para as coisas complexas, se é que existe solução.
O advento das tecnologias especialmente na área da tecnologia da informação, trouxe muito benefícios, mas também muita complexidade. Basta ver o que existe hoje no mundo de crimes cibernéticos, algo que algumas décadas atrás era inimaginável. O bandido moderno se esconde atrás de um teclado, ficando muito mais difícil captura-lo. As guerras no mundo de hoje são travadas através da tecnologia, sem mesmo precisar disponibilizar soldados fisicamente nos campos de batalhas. E o pior é que com o advento do terrorismo nem mesmo se consegue identificar quem é o inimigo ou onde ele se encontra.
No mundo corporativo, o nível de competição fruto das tecnologias permitiu uma globalização que de outra forma seria muito mais calma do que presenciamos no momento e que será no futuro. Um concorrente pode estar em qualquer parte do mundo e competindo diretamente como se fisicamente estivesse presente num determinado País.
Este pequenos exemplos me fazem refletir com um certo pensamento nostálgico de quando o mundo era complicado, mas nem tanto complexo. Será que entendemos esta diferença e estamos nos preparando para lidar cada vez mais com a complexidade? Talvez as gerações futuras que já vem com um ship avançado, saibam melhor do que ninguém lidar com isso. O fato é que precisaremos ajuda-los nesta jornada, pois serão eles que terão que encontrar, onde for possível, solução para os problemas complexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário