quarta-feira, 26 de abril de 2017

BENVINDO AO MUNDO BIPOLAR: ONLINE E OFFLINE


A demanda para o profissional “bipolar” parece aumentar dia a dia. A sensação que se tem, nesta era digital em que vivemos, é que tudo se resume a uma pessoa “online”, mas na verdade precisamos cada vez mais nos prepararmos para sermos as duas coisas. Por exemplo: O aplicativo online para buscar um taxi, não elimina a existência do próprio taxi, que é off-line. As compras que fazemos via internet no Amazon, ou em qualquer outro aplicativo, não elimina ou substitui o bem a ser adquirido através dessas ferramentas. Eu poderia citar uma infinidade de outros exemplos semelhantes aos acima para demonstrar este mundo bipolar que estamos vivendo.

Conversando com as pessoas ou mesmo lendo matérias, artigos, livros, etc., parece que o mundo vai substituir tudo que se produz por algo digital ou em rede. O que não é absolutamente verdade. Vamos continuar precisando de todas as coisas que são feitas, entretanto essas serão obviamente acessadas de outras formas. Claro, outras tecnologias mais modernas criarão produtos que ainda nem conhecemos e nem sabemos que precisaremos deles. Um bom exemplo disso foi o advento do telefone celular. Quem poderia imaginar que há 20 ou 30 anos atrás isso seria bom ou mesmo útil para as pessoas. Dá para imaginar viver sem um celular nos tempos de hoje? Impossível. Esse novo produto foi incorporado em nossas vidas como a roupa que vestimos todos os dias.

Esta transformação foi muito rápida, tanto para as organizações como para as pessoas. Éramos todos off-line até outro dia e de repente nos vemos sendo online e off-line ao mesmo tempo. Nem na zona azul de São Paulo, para estacionar o carro, conseguimos faze-lo off-line. Precisamos de um celular e um aplicativo para pagar o estacionamento, e claro, nos livrarmos da multa.

Recentemente estive na Suíça e fui fazer umas comprinhas no Supermercado. Até aí tudo bem, mas chegou a hora de pagar as compras. Onde está a mocinha do caixa do supermercado? Não tem, ou são poucas. A maioria das pessoas fazem todo o pagamento das suas compras de forma digital, num caixa eletrônico. Muito prático, mas dá uma sensação inicial estranha para quem não está acostumado. Isso obviamente, já ocorre nos postos de gasolina destes países, bem como nos pagamentos de jornais, compra de tickets para trem, metrô, bonde, ônibus, etc. Pobre daquele que não souber lidar como todas estas máquinas eletrônicas nestes países. Este é o mundo que está a nossa volta. Cada vez mais será dessa forma. Todo o processo de acesso a bens e serviços será online ou de forma automatizada, embora todos os produtos e serviços sejam off-line.

As organizações e as pessoas precisam se preparar para lidar com esta bipolaridade de forma intensa e permanente. O que no meu trabalho eu posso transformar em online? O que na minha organização poderá ser feita de forma online para facilitar o acesso aos meus produtos e serviços? Por outro lado eu tenho que continuar desenvolvendo produtos e serviços off-line, pois isso não vai mudar de forma tão radical como imaginamos. Por exemplo: os carros poderão ser guiados sem motoristas, mas não deixarão de ser um carro, ou algum tipo de veículo de locomoção.

Esta transformação na forma de fazer as coisas só está começando, portanto muito mais coisas vem por aí, e todos nós, profissionais ou não, ou empresas teremos que nos preparar cada vez mais para lidar com isso. Até porque, essa transição representa melhoria de qualidade, de produtividade, rapidez, custo, segurança, etc. É bem provável que, num futuro próximo, os aviões não tenham mais pilotos. Serão totalmente automatizados, podendo fazer o seu percurso de forma segura e automática. Talvez até mais segura do que nos dias de hoje.

No futuro  é possível que o mundo fique dividido em empresa e pessoas que se dedicam ao trabalho off-line, e outros que se dedicam ao trabalho online. Certamente as grandes empresas e os grandes empreendimentos terão que atuar de forma bipolar, e para isso terão que buscar pessoas preparadas para lidar com este mundo complexo, porém eficiente e mais produtivo. Todo este avanço tecnológico só trará benefícios para o mundo, e é desta forma que temos que pensar e nos preparar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário