quarta-feira, 30 de novembro de 2016

PLANEJAMENTO: POR QUE NOS FAZ TANTA FALTA?


De todas as competências necessárias para se ter sucesso, essa talvez seja a maior que nos falte, empresarialmente falando, e arriscaria dizer também culturalmente. Nós Brasileiros, e creio que aqui poderia incluir todos os latinos, não somos muito pacientes para investir tempo em analisar, refletir, ponderar, observar sobre qualquer fato, especialmente os que ainda virão. Nossa natureza é de ação. Gostamos de sair fazendo as coisas, sem refletir muito, pois achamos que desta forma estamos sendo produtivos e eficientes. Ledo engano... O problema é que, quando saímos para ação sem pensarmos muito, vamos nos deparar com uma série de coisas não pensadas ao longo do percurso, que vai nos retardar para alcançar os nossos objetivos, sejam eles quais forem.

Uma boa definição para Planejamento seria: Decidir antecipadamente o que fazer, como fazê-lo, quando fazê-lo e com quem fazê-lo, ou é a função ou a atitude de antecipar o que deve ser feito. Alguns estudiosos deste assunto definem como: Planejamento é a melhor forma de antecipar o futuro....

Algumas características definem a natureza do Planejamento para nos ajudar a ter foco e buscar o resultado desejado. Aí vão algumas destas características:

Deve ser orientado para um objetivo – Ninguém vai planejar algo se não tem um objetivo em mente, seja de natureza pessoal ou profissional. O objetivo desejado define de alguma forma o resultado esperado.

Tem função básica de organizar e priorizar – Quando se tem um objetivo idealizado, na maioria das vezes, existem vários caminhos ou maneiras de alcança-lo. Também é importante saber o que necessitamos fazer para sair em busca deste objetivo. Precisamos organizar desde os nossos pensamentos até as nossas ações para termos o maior foco possível. Temos que saber priorizar o que é crítico e o que é importante.

Deve ser dinâmico – Nós sabemos que única coisa permanente nesta vida é a mudança. Portanto o nosso planejamento dever ter a flexibilidade necessária para que sejam feitos ajustes ou aperfeiçoamentos ao longo do caminho. Até para poder antecipar eventuais obstáculos que possam ocorrer, e que estes sejam rapidamente superados.

É um processo contínuo – O bom planejamento deve ser uma ação dinâmica e viva, e não algo que foi realizado e que ficou rapidamente defasado ou desatualizado, não representando mais, uma antecipação do futuro. Como tudo muda e a vida é muito dinâmica, temos que assegurar que o nosso planejamento seja um processo contínuo e não uma ação em si só.

Faz enxergar adiante, antecipar – Essa talvez seja a maior importância do planejamento: antecipar os acontecimentos permitindo dessa forma que as pessoas se preparem melhor para tomadas de decisões, ou mesmo de ações que serão necessários ao longo do tempo. Planejar é fotografar o futuro e traze-lo para perto, para que se possa observar e se preparar para o que virá pela frente.

Envolve escolhas – Esta também é uma característica muito importante do planejamento. Muitas vezes aquilo que desejamos realizar poderá ser feito de várias maneiras e formas. Portanto, analisar cuidadosamente essas alternativas nos levará a escolher o melhor caminho, e o que trará os melhores resultados. O planejamento nos permite minimamente controlar o nosso destino, e não o contrário, o destino nos controlar.

É direcionado para um resultado com eficiência – Por último e não menos importante, o planejamento sempre terá como objetivo um resultado esperado. E neste sentido devemos procurar alcança-lo da forma mais eficiente possível. Caso contrário iremos gastar recursos e energia desnecessários que poderão comprometer o nosso resultado desejado. 

Os benefícios do planejamento são enormes. Abaixo segue apenas um resumo destes benefícios:

- Contribui para alcançar o objetivo

- Gera eficiência

- É um roteiro para ações

- Define premissas

- Racionaliza o tempo

- Avalia alternativas

- Identifica obstáculos

- Assegura o comprometimento

- Gera flexibilidade

- Foca nos resultados esperados




Nenhum comentário:

Postar um comentário