quarta-feira, 11 de maio de 2016

O QUE É “PERSONNEL ECONOMICS” – ECONOMIA DO TRABALHO


A definição para este tema é a seguinte: “Personnel Economics is defined as the application of microeconomic principles to human resources issues that are of concerns to most businesses”. “Economia do Trabalho é definido como a aplicação dos princípios microeconômicos em questões de recursos humanos que preocupam a maioria dos negócios”.

A abordagem da gestão econômica de recursos humanos é bem diferente da abordagem da administração de recursos humanos, ou da gestão de pessoas, como normalmente vemos nas organizações. É uma visão focada nos vários temas e suas implicações do ponto de vista microeconômico, seja de custos, investimentos e produtividade e suas implicações econômicas para o negócio.

Por exemplo, nesta visão, o incentivo para o trabalhador ser mais produtivo vem da sua remuneração, seja fixa e/ou variável, mais do que qualquer outro elemento que faça parte deste contexto. Outra visão: os interesses do empreendedor ou dono do capital são divergentes pela sua natureza dos interesses dos trabalhadores. Isso não quer dizer que não se possa encontrar uma forma de que estes interesses convirjam para um mesmo lado. A forma encontrada para se equacionar estes interesses tem sido os contratos coletivos e as negociações trabalhistas.

Entretanto, a Economia do Trabalho vai muito além da simples negociação trabalhista, que visa acomodar os interesses, principalmente econômicos, entre as empresas e os trabalhadores. Há uma quantidade imensa de outros temas que fazem parte deste contexto. Por exemplo, toda a gestão da remuneração dos trabalhadores e a sua relação com o desempenho, e a produtividade do trabalho. Quanto desta despesa ou investimento em pessoas irá gerar de resultado econômico para o negócio? Qual é quantidade de pessoas que faz sentido para o negócio? Quantas posições hierárquicas são necessárias no desenho da organização, e o que isso resultará em resultado para o negócio? Qual é o custo para a contratação de pessoas? Qual é o retorno de investimento para cada função na organização? Qual é custo do turnover da minha empresa? Qual é o impacto dos gastos com treinamento no aumento da produtividade da empresa? Quanto o negócio deve gerar para sustentar o plano de aposentadoria da empresa? Qual é o retorno deste investimento?

Há uma infinidade de outros gastos ou investimentos, tais como benefícios direto e indireto, encargos trabalhistas, custos administrativos, e tantos outros que muitas vezes não são devidamente gerenciados ou compreendidos de forma estruturada e na visão econômica. Além da gestão, muitas vezes, ser feita de uma maneira empírica e geral, várias empresas não conhecem o impacto ou as implicações destas despesas/investimentos com relação ao resultado do seu negócio.

A Economia do Trabalho vem sendo estudada desde o início da década de 70 nos Estados Unidos, entretanto até momento ainda continua sendo um assunto mais acadêmico do que empresarial. Hoje já existe um movimento focando no tema de “Analytical Data”, pois cada vez mais as organizações percebem que necessitam de informações mais específicas e analíticas para as suas tomadas de decisões. Obviamente que todo o avanço na tecnologia tem contribuído muito para que as organizações possam ter informações, cada vez mais rápida, a custo cada vez menor.

No futuro é possível que as empresas tenham no seu quadro ou em empresas parceiras “Economistas do Trabalho”, que estudarão e gerenciarão os temas acima abordados, e ajudarão as organizações na melhor tomada de decisão econômica, relativas às pessoas para o seu negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário