sexta-feira, 20 de maio de 2016

NINGUÉM FAZ SUCESSO POR ACASO


Outro dia eu estava lendo o comentário de um executivo de sucesso, e ele dizia: “é engraçado... quanto mais cedo eu acordo para trabalhar, mais sorte eu tenho...”.  Existem muitas histórias de pessoas que começaram lá de baixo, e com muito esforço, disciplina e trabalho alcançaram o sucesso. Como diz um amigo meu, não importa onde você chegou na sua carreira, mas de onde você veio.Nem todo mundo será presidente de empresa, diretor, etc. porque as variáveis tangíveis e intangíveis são muitas, e muitas delas as pessoas não controlam.

Outro ditado popular que muitas pessoas que têm sucesso costumam usar é o seguinte: “Todo mundo vê as cachaças que eu tomo, mas não vêm os tombos que eu levo”. Fazer sucesso demanda muito preparo, trabalho, disciplina, resiliência, e claro, um pouco de sorte. Às vezes é preciso estar no lugar certo e na hora certa. O concreto é que o resultado geralmente é fruto de “1% de inspiração e 99% de transpiração”. Às vezes um indivíduo conhece outro num estágio de vida que ele já tem sucesso ou alcançou posição profissional de destaque. Nesta circunstância é comum a pessoa achar que aquela que está fazendo sucesso “nasceu assim”, por puro desconhecimento de toda a luta e a trajetória de trabalho que ela enfrentou. O fato real é que ninguém faz sucesso por acaso. O sucesso em qualquer profissão é fruto de muito trabalho, suor e lágrima.

Eu me recordo de ver uma entrevista do Oscar Schimidt, o nosso maior destaque até hoje no basquetebol, onde o repórter perguntava da sua eficiência em acertar a bola ao cesto. De alguma forma, a pergunta foi feita insinuando que o Oscar tinha muita sorte em acertar a maioria dos arremessos. Em resposta ao repórter ele disse que, quando a maioria dos jogadores iam embora do treino, ele permanecia na quadra treinando arremessos por várias horas. No dia do jogo, obviamente como ele se esforçava e treinava mais, também tinha “mais sorte” de acertar a maioria dos arremessos.

Não existe atalho para o sucesso. Seja na vida pessoal ou profissional. Para se destacar em alguma profissão, ou qualquer outra atividade, a pessoa tem que se dedicar de corpo e alma. Não há um caminho mais curto para o sucesso.  Além disso não basta chegar num determinado lugar, tem que conseguir se manter no lugar conquistado. Isso é muito mais difícil e requer muito mais dedicação e esforço.

No Brasil, infelizmente, existem ainda pessoas que pensam que na base do jeitinho, do quebra galho, se consegue ter sucesso. Pode até ter um ou outro, que o destino facilitou para que isso aconteça, mas não é a regra geral para a maioria. Um exemplo disso é que muita gente acha que jogando futebol vai ter destaque e ganhar dinheiro como o Neymar. Vejam quantos jogadores de futebol no mundo, ganham apenas para sobrevivência. Em muitas profissões além da dedicação, também é preciso ter o talento para fazer a diferença. Mas engana-se quem pensa que só com o talento terá sucesso. Ele só indica a propensão natural ou o potencial de uma pessoa em relação a alguma habilidade nata. O sucesso virá se houver dedicação, trabalho, foco, e esforço.

Portanto, toda vez que você se deparar com alguém que faz sucesso na sua vida pessoal, profissional, esportiva, etc., procure entender o que esta pessoa fez para alcançar o sucesso. Pode ser um excelente aprendizado para quem deseja se preparar para ser cada vez melhor naquilo que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário