quarta-feira, 27 de abril de 2016

VOCÊ ESTÁ EMPREGADO? QUE BOM....


Hoje em dia ter um emprego e um salário para pagar as contas é quase um privilégio. Não deveria ser assim. Desde jovem eu pensava que quando alguém nasce já deveria ter o direito a um emprego ou trabalho que garantisse a sua subsistência. A coisa mais triste do mundo é ver um cidadão ou uma cidadã que não consegue manter decentemente a sua família. Pior ainda é ver pessoas idosas que já não possuem capacidade de trabalho, sem recursos para sobreviver na idade avançada. Você conhece alguém assim?  Ontem na TV passou uma cena que mexeu muito comigo. Por falta de pagamento dos aposentados no Rio de Janeiro, uma senhora chorava pois não tinha mais recursos para nada, nem para pagar os medicamentos que precisava. Não podemos viver numa sociedade que aceita e conviver com isso, como se não fosse problema nosso. Se ficarmos indiferentes a este assunto, poderemos ser um dia vítimas desta mesma indiferença. É só uma questão de tempo…Believe me!!

Precisamos nos solidarizar mais com as pessoas que estão passando por esta dificuldade. Elas só precisam de um emprego para poder levar uma vida honesta e digna. Sim, uma pessoa quando não tem trabalho e não consegue manter a sua família, perde a sua dignidade. Ela se sente a pior pessoa do mundo. Você gostaria de se sentir assim?

A pergunta que não quer calar é: O que podemos fazer para melhorar esta situação? Para quem estiver empregado e souber de outras oportunidades de trabalho, divulgue nas suas redes sociais, compartilhe com os amigos. Indique pessoas do seu relacionamento para as chances que apareçam. Parece pequeno fazer isso, mas se todos fizerem e divulgarem essas oportunidades de trabalho será um movimento gigante. Isso me fez lembrar uma história na floresta. Houve um incêndio e todos os bichos, obviamente, estavam apavorados, porém muitos não faziam nada. De repente apareceu um passarinho com o seu pequeno bico jogando água na floresta. Os outros bichos deram risadas e questionaram o passarinho: ” Você acha que vai apagar o incêndio jogando agua com o seu bico?” O passarinho calmamente respondeu: “Isso eu não sei, mas eu estou fazendo a minha parte para apagar o incêndio”….

É essa atitude que precisamos ter num momento como este que estamos vivendo. Ao invés de apenas assistirmos o incêndio, precisamos sair da inércia para ajudar outras pessoas. Divulguem vagas, sites de emprego, oportunidades de trabalho, e isso pode ser feito de uma forma muito fácil e rápida. Basta usar as nossas redes sociais. Vamos usar a tecnologia a nosso favor e em favor de outras pessoas que podem estar precisando da nossa solidariedade.

As pessoas que estiverem em posições de Liderança nas Organizações ou na gestão de recursos humanos podem ajudar bastante, nesta empreitada. Basta divulgar as oportunidades que existirem, de uma forma mais intensa e ampla. Muitas vezes por falta de informação as pessoas perdem chances de trabalho. Pode ser atividade permanente, temporária, ou mesmo prestação de serviços. O importante é trazer o máximo de pessoas para o mundo produtivo, gerando renda e melhorando para todos. A recessão provoca um círculo vicioso que precisamos quebrar. Com o desemprego e falta de renda, as pessoas compram menos. Com isso as empresas produzem menos, o comércio vende menos, e gera mais desemprego. E tudo se repete novamente. Portanto, quem pensar que está protegido deste ciclo, acredite que uma hora ele chegará em você.

Só precisamos ficar mais atento às oportunidades e divulgar ao máximo nas nossas redes. Cuidar do outro, é cuidar de nós mesmos. Precisamos desenvolver uma rede de proteção coletiva. A Sociedade e o planeta agradecem.

Aliás, você está empregado? Que bom….

Nenhum comentário:

Postar um comentário